Home / Giro E&N / O trabalho por turnos pode prejudicar o sono e a saúde: o que ajuda?

O trabalho por turnos pode prejudicar o sono e a saúde: o que ajuda?

SAÚDE CORPORATIVA

Como ter um sono reparador é essencial para uma boa saúde quando as horas de trabalho estão desalinhadas com os sinais naturais.

Podemos nos sentir tontos quando nosso horário de sono é prejudicado, mesmo que seja um pouco. Então, o que acontece quando o trabalho por turnos exige que as pessoas fiquem regularmente acordadas durante a noite e durmam durante o dia – e como podem proteger a sua saúde e bem-estar?

O que é transtorno de trabalho por turnos?

Evidências crescentes, incluindo vários novos estudos, pintam um quadro preocupante das potenciais consequências para a saúde dos horários de trabalho por turnos não tradicionais que afetam 15% a 30% dos trabalhadores nos EUA e na Europa, incluindo trabalhadores de fábricas e armazéns, agentes da polícia, enfermeiros e outros. primeiros a responder.

Publicidade / Clique na imagem, saiba mais!

O chamado distúrbio do trabalho por turnos atinge principalmente as pessoas que trabalham no turno da noite ou no início da manhã, ou que alternam seus turnos, diz Eric Zhou, professor assistente da Divisão de Medicina do Sono da Harvard Medical School. É caracterizada por problemas significativos para adormecer e permanecer dormindo ou dormir quando desejado. Isso ocorre porque o trabalho por turnos perturba o alinhamento normal do corpo com o ciclo sono-vigília de 24 horas, denominado ritmo circadiano.

“As pessoas que trabalham em turnos das 9h às 17h normalmente ficam acordadas quando o sol nasce, o que está alinhado com o relógio circadiano interno de seu corpo. Mas para os trabalhadores em turnos, suas horas de trabalho e de sono estão desalinhadas com os sinais naturais para estar acordado ou dormindo”, diz Zhou. “Eles estão trabalhando contra as inclinações naturais do universo – não apenas contra as do corpo.”

Qual é a conexão entre trabalho por turnos e saúde?

Uma revisão da pesquisa de 2022 no Journal of Clinical Sleep Medicine relaciona o trabalho em turnos a riscos maiores de problemas de saúde graves, como ataque cardíaco e diabetes. Esta pesquisa sugere que os efeitos adversos podem incluir síndrome metabólica (um conjunto de condições que aumenta os riscos de doenças cardíacas, diabetes e derrame), acidentes e certos tipos de câncer.

“A pesquisa é consistente e poderosa”, diz Zhou. “Trabalhar e dormir durante horas desalinhadas com a luz natural por longos períodos de tempo provavelmente não será saudável para você.”

PUBLICIDADE

Como é que os novos estudos sobre o trabalho por turnos aumentam a nossa compreensão?

Novas pesquisas continuam a acrescentar e a fortalecer descobertas anteriores, revelando efeitos específicos para a saúde que poderiam resultar do trabalho por turnos.

  • Os trabalhadores em turnos com horários rotativos comem de forma mais irregular e frequente do que os trabalhadores diurnos, comem mais lanches à noite e consomem menos alimentos mais saudáveis ​​com potencialmente mais calorias, sugere um estudo publicado online na revista Advances in Nutrition . Esta análise revisou 31 estudos anteriores envolvendo mais de 18.000 participantes, comparando a ingestão alimentar média dos trabalhadores durante 24 horas.

  • A interrupção do ritmo circadiano através do trabalho por turnos parece aumentar as probabilidades de cancro colorrectal, uma doença maligna com fortes ligações a factores de estilo de vida, de acordo com uma revisão em 2203 de vários estudos publicados online no Journal of Investigative Medicine . Os contribuintes para este risco mais elevado podem incluir a exposição à luz artificial à noite, juntamente com interações genéticas e hormonais complexas, disseram os autores do estudo.
  • PUBLICIDADE / CLIQUE NA IMAGEM, SAIBA MAIS!

“O cancro assusta as pessoas, compreensivelmente, e a Organização Mundial de Saúde reconhece que o trabalho por turnos é um provável agente cancerígeno”, diz Zhou. “A combinação de sono cronicamente insuficiente e de má qualidade provavelmente irá afetar a pele. Dito isto, não entendemos completamente como isso acontece.”

Como você pode proteger seu sono – e sua saúde?

Se você trabalha durante a noite ou nos turnos da manhã, como pode garantir um sono mais tranquilo e tranquilo? Zhou oferece essas dicas baseadas em evidências.

Cronometre sua exposição à luz forte e fraca. Os trabalhadores do turno da noite cujo horário de trabalho vai da meia-noite às 8h, por exemplo, devem reduzir ao máximo a exposição à luz após saírem do trabalho, caso pretendam dormir logo ao voltar para casa. “Essas medidas podem assumir a forma de usar óculos bloqueadores de luz azul ou cortinas blackout em seu quarto”, diz ele.

Reserve tempo suficiente para dormir nos dias de folga. “Isso geralmente é mais difícil do que parece, porque você vai querer ver sua família e amigos fora do horário de trabalho”, diz Zhou. “Você precisa realmente proteger sua oportunidade de dormir.”

Mantenha um cronograma de trabalho por turnos consistente. “Além disso, tente minimizar o número consecutivo de dias que você passa trabalhando em turnos desafiadores”, diz ele.

Fale com seu empregador. Talvez seu chefe possa programá-lo para menos turnos noturnos. “Você também pode pedir ao seu médico que defenda que você seja afastado desses turnos ou tenha mais flexibilidade”, diz Zhou.

Procure soluções práticas que lhe permitam ter um sono mais reparador. “As pessoas envolvidas em trabalho por turnos geralmente têm responsabilidades com seu trabalho, bem como com seus familiares, que muitas vezes trabalham sob um horário mais típico das 9h às 17h”, observa ele. “O objetivo é preservar um ritmo circadiano o mais forte possível sob os turnos anormais que o trabalho exige.”

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário