Depois da entrega das chaves de um imóvel, chega a hora de enfrentar os desafios do pós-obra, que podem ser vários. Por isso, todo gestor de canteiro deve estar preparado para lidar com eles.
Com uma boa assistência técnica, é possível resolver problemas rapidamente. Assim, se garante que a edificação continue a atender às necessidades e expectativas dos compradores e investidores.
Para você ter ideia, esse procedimento consiste em atender os gargalos após a finalização do projeto. A etapa também pretende garantir que o cliente tenha um atendimento de maior qualidade e suporte técnico especializado para um padrão de regularidade da construção.
A responsabilidade da construtora pela assistência técnica do empreendimento está prevista em lei, mais especificamente no artigo 618 do Código Civil brasileiro. De acordo com ela, a empresa é obrigada a oferecer auxílio ao proprietário por um prazo de 5 anos a partir da entrega.
Durante esse período, a construtora é responsável por corrigir eventuais falhas no resultado final do projeto. Cabe destacar que esse fator não se limita apenas aos problemas estruturais, mas também inclui em sistemas elétricos, hidráulicos e até de climatização.
Se você quer entender mais sobre os desafios do pós-obra que todo gestor de canteiro precisa ter em mente ao entregar uma obra, continue acompanhando a leitura do artigo!
Importância da assistência técnica no pós-obra
A área de assistência Técnica é importante tanto para o cliente quanto para a sua companhia. Com ela, é possível identificar e solucionar gargalos que possam surgir após a conclusão do projeto. Assim, garantindo a qualidade, o conforto dos ocupantes e a segurança da edificação a longo prazo.
Além disso, o procedimento também oferece preservação para os reparos realizados, o que traz confiança para o morador. Ao identificar os desafios do pós-obra e corrigi-los de forma preventiva, o suporte especializado também ajuda a reduzir os custos com manutenções corretivas.
Outra vantagem da assistência técnica para o cliente é a orientação sobre o uso adequado da edificação. Isso ajuda o proprietário a preservar a qualidade e a durabilidade do empreendimento ao longo dos anos.
Já para a construtora, o pós obra é importante porque demonstra comprometimento com o padrão de regularidade e a satisfação do comprador. Ao oferecer esse serviço, a construtora pode gerar recomendações positivas e fidelização de consumidores.
Além de todos esses benefícios, a etapa auxilia a identificar problemas que possam surgir na edificação. Assim, permitindo à organização corrigi-los antes que se tornem maiores. Ela também pode fornecer informações sobre como melhorar os processos e produtos, aumentando a eficiência do trabalho realizado.
4 desafios do pós-obra e como vencê-los
Existem vários desafios que podem surgir após a conclusão de uma construção. Separamos abaixo 4 dos principais deles para você entender e saber como resolver:
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1. Manter a imagem da marca da empresa
Preservar a imagem da empresa é um dos principais pontos ao entregar seus projetos. Pois, conforme mencionamos antes, a assistência técnica pós-obra é fundamental para garantir a satisfação dos clientes e a qualidade final.
Se ela não for realizada de forma eficiente, pode afetar negativamente a reputação da sua construtora. Por outro lado, quando feita com agilidade e qualidade, gera recomendações positivas e fidelização do comprador, o que contribui para a credibilidade da companhia.
2. Relacionamento com os clientes
Manter o relacionamento após a finalização da obra é um dos principais desafios para qualquer companhia da área. Durante a assistência técnica, a construtora precisa lidar com os clientes e suas demandas.
É preciso ter uma estrutura para registrar e entender as necessidades dos proprietários e oferecer soluções que atendam às suas expectativas. Além disso, é importante ter uma comunicação clara e transparente, informando sobre os procedimentos realizados, prazos, custos e resultados.
3. Aumento de custos com o pós-obra
Problemas de qualidade encontrados no pós-obra envolvem custos adicionais para a sua organização, como mão de obra, materiais e transporte. Na maioria dos casos, podem surgir demandas que não estavam previstas no contrato, o que gera orçamentos extras para a empresa.
Para evitar o aumento excessivo de gastos, é importante ter um planejamento eficiente e contar com o auxílio de soluções tecnológicas.
Softwares de gestão podem ajudar a acompanhar os chamados dos clientes. Além disso, eles criam um histórico de inspeções e das soluções realizadas. Auxiliando na tomada de decisão e evitando que erros simples se repitam.
4. Lentidão e perda de eficiência
A lentidão e a perda de eficiência podem ser desafios do pós-obra, especialmente em obras de grande porte e complexidade. Quanto maior a edificação, mais desafiador é o seu serviço de assistência.
Uma gestão de obras eficiente facilita para que os processos sigam um fluxo adequado, evitando retrabalhos e erros no cronograma. Isso inclui uma boa organização e um planejamento estruturado.
Nessa questão, soluções tecnológicas também podem ajudar a melhorar a eficiência da sua administração. Softwares de gestão de obras, por exemplo, podem auxiliar:
- Na estruturação de fluxos de contato;
- No controle de prazos e custos;
- Na comunicação com os clientes.
Assistência técnica no pós-obra: o que é preciso?
Para garantir uma assistência técnica eficiente, é preciso seguir alguns passos importantes. Um profissional responsável por essa etapa deve ter algumas qualificações. Entre elas estão o conhecimento técnico, habilidade para identificar e resolver problemas, boa comunicação, capacidade de liderança e trabalho em equipe.
Abaixo estão algumas das principais tarefas a serem seguidas na hora da fazer a assistência técnica pós-obra:
- Coletar dados;
- Fazer a avaliação das estruturas;
- Listar melhorias;
- Definir novos prazos;
- Treinar a equipe.
Vencer os desafios pode ser uma tarefa difícil. Por isso, é importante contar com o auxílio de soluções tecnológicas especializadas. O Módulo de Assistência do Aplicativo Mobuss Construção é uma delas.
Ele permite controlar o atendimento técnico prestado aos clientes, com um histórico consolidado desde a solicitação até sua resolução.
Como vimos, a resolução de gargalos e a superação dos desafios do pós-obra é de responsabilidade legal da companhia que estruturou a edificação. Mas, além disso, existem diversas outras obrigações e orientações legais que devem ser seguidas.