Home / Giro E&N / Por que você fica acordando para ir ao banheiro

Por que você fica acordando para ir ao banheiro

foto Sergey Dogadin

SAÚDE

O despertar noturno frequente tem muitas causas. Corrigi-lo requer mudança de estilo de vida e, possivelmente, tratamento médico.

Artigo escrito por Heid Godman, editora executiva da publicação de saúde de Harvard diz que:  Acordar para ir ao banheiro no meio da noite acontece com a maioria de nós, especialmente depois dos 50 anos. Se for uma ocorrência rara, você pode pensar nisso como pouco mais do que um inconveniente. Se for uma rotina regular que inclui uma ou mais idas ao banheiro por noite, pode sinalizar um problema de saúde chamado noctúria, que pode prejudicar a qualidade do seu sono ou prepará-lo para uma perigosa queda no escuro.

Estilo de vida ou causas relacionadas a idade

A noctúria é comum com a idade em homens e mulheres. Às vezes, o estilo de vida é o culpado. Por exemplo, pode ser que você beba bebidas com cafeína muito tarde. A cafeína aumenta a produção de urina pelos rins. Ou talvez você esteja bebendo muitos líquidos perto da hora de dormir. “Os rins nunca param de produzir urina, e muitas pessoas produzem urina com mais eficiência quando estão deitadas do que quando estão sentadas ou em pé”, diz o Dr. Michael O’Leary, urologista do Brigham and Women’s Hospital, afiliado a Harvard.

Publicidade / Clique na imagem, saiba mais!

Alterações hormonais relacionadas à idade também podem levar à noctúria. “Um hormônio importante que ajuda você a reter líquidos durante a noite, chamado hormônio antidiurético, diminui naturalmente com a idade”, diz a Dra. Mallika Anand, uroginecologista do Centro Médico Beth Israel Deaconess, afiliado a Harvard.

Condições subjacentes

Condições subjacentes geralmente causam noctúria. Na gravidez, o peso do feto exerce pressão sobre a bexiga, produzindo vontade de urinar mais cedo, e há aumento da produção de urina. Em mulheres mais velhas, é comum uma bexiga hiperativa que resulta em um maior número de micções, principalmente após a menopausa. Nos homens, uma bexiga hiperativa é frequentemente causada por uma próstata aumentada (hiperplasia prostática benigna ou BPH). “Isso reduz o fluxo de urina da bexiga, o que torna as paredes musculares da bexiga mais propensas a serem hiperativas”, diz o Dr. O’Leary.

PUBLICIDADE

Homens e mulheres podem experimentar noctúria devido a várias condições médicas. “Por exemplo”, diz o Dr. Anand, “em indivíduos com diabetes tipo 2, os rins removem o açúcar extra que está no sangue e produzem mais urina para transportar os resíduos para fora do corpo. Além disso, as pessoas com diabetes tendem a beber mais líquidos devido ao aumento da sede. Em pessoas com apneia do sono, o cérebro reconhece que não está recebendo oxigênio suficiente à noite. Para aumentar a circulação de oxigênio no sangue, o cérebro sinaliza aos rins para aumentar o volume de sangue e diz ao coração para bombear mais rápido. Isso aumenta a produção de urina.”

Outras razões para noctúria incluem doença renal; tomar diuréticos e outros medicamentos para controlar a pressão arterial; ou veias varicosas que levam à retenção diurna de líquido, que se desloca das pernas para o sangue e os rins à noite.

Riscos de noctúria

Noctúria tem vários riscos. Se isso o impedir de dormir bem, seu humor e concentração podem sofrer, ou você pode desenvolver maiores riscos de obesidade, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes, derrame, declínio cognitivo e morte prematura. E seu cérebro pode não ter tempo suficiente para eliminar adequadamente as toxinas associadas à demência.

A noctúria também aumenta o risco de quedas se você se levantar com frequência e for ao banheiro no escuro.

Evite quedas noturnas

Idas frequentes ao banheiro aumentam o risco de quedas. Reduza o risco seguindo estas dicas:

    • Instale luzes noturnas para iluminar seu caminho até o banheiro.
    • Mantenha os caminhos livres de perigos de tropeçar, como cabos elétricos, tapetes e carpetes soltos.
    • Instale corrimãos nos corredores e barras de apoio nos banheiros.
    • Considere usar uma cômoda de cabeceira se for difícil chegar ao banheiro com segurança.

 

O que você pode fazer

O tratamento da noctúria começa com mudanças no estilo de vida. “Tente parar de beber líquidos várias horas antes de dormir e elimine as bebidas com cafeína 10 horas antes de dormir”, aconselha o Dr. Anand. “E limite a ingestão de álcool à noite, já que o álcool promove noctúria.”

Outdoor Virtual / Clique na imagem, saiba mais!

Além disso, pergunte ao seu médico se você precisa ser testado para as várias doenças possíveis que podem causar noctúria que ainda não foram diagnosticadas. Se você tiver algumas dessas doenças, pergunte ao seu médico se o aumento do tratamento pode reduzir sua noctúria.

Às vezes, os medicamentos podem ajudar a aliviar a noctúria. Em homens com HBP, isso pode incluir medicamentos (bloqueadores alfa) que melhoram o fluxo de urina, ajudando a esvaziar a bexiga antes de dormir. “Mas você não vai acordar cinco vezes por noite para zero vezes. Pode passar de cinco para duas”, diz o Dr. O’Leary.

Para as mulheres, os medicamentos para a bexiga podem ajudar a aliviar a noctúria. Mas as drogas têm possíveis efeitos colaterais, e o Dr. Anand diz que os riscos e benefícios devem ser avaliados com cuidado.

Abordagens sem pílula incluem exercícios do assoalho pélvico, injeções de toxina botulínica (Botox) ou estimulação nervosa.

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário