A CNOOC gigante de petróleo da China, anunciou este mês em conjunto com a Petrobras a extração de petróleo e gás mais profunda do mundo, com a expectativa de produzir 150 mil de barris por dia.
Uma plataforma flutuante da parceria com a Petrobras terá a capacidade de armazenar cerca de 1,4 milhões de barris de petróleo por dia, quase 90% dos recursos extraídos são de propriedade da empresa brasileira. A companhia chinesa pagou em 2022, 1,9 bilhões de dólares para garantir uma participação de 5% nos lucros dessa extração.
Conforme declarou o presidente da CNOOC Wang Dongpin:
“Apesar da lenta recuperação econômica global e da turbulência geopolítica durante 2022, a CNOOC Limited decidiu aumentar as reservas e a produção em meio ao aumento dos preços do petróleo.
Com nossos esforços, entregamos os melhores resultados operacionais da história para nossos acionistas.
Em 2022, listamos no conselho principal da Bolsa de Valores de Xangai e nos tornamos o maior IPO em uma década da indústria de energia da China. O IPO nos dá acesso ao dinâmico mercado de capitais da China e abre um novo horizonte para nosso desenvolvimento futuro.
Durante 2022, continuamos comprometidos em aumentar a produção de petróleo e gás, e a produção líquida atingiu 624 milhões de BOE, atingindo outro recorde.
publicidade
Também intensificamos nossos esforços exploratórios e fizemos 18 descobertas comerciais no ano. Nossa exploração de petróleo e gás foi frutífera, pois rendeu uma taxa de reposição de reservas de 182% e a vida útil das reservas permaneceu acima de 10 anos.
Impulsionamos com eficiência a construção de grandes projetos, 9 projetos foram colocados em operação e mais de 40 projetos estiveram em construção ao longo do ano. Esses projetos serão um importante impulsionador do nosso desenvolvimento futuro.
Implementamos uma estratégia de desenvolvimento orientada para a inovação e alcançamos vários avanços em inovação tecnológica. A digitalização e o uso de inteligência artificial foram acelerados e os sistemas de ciência e tecnologia foram aprimorados.
Avançamos diligentemente em nossa transição verde e de baixo carbono e promovemos ativamente a produção verde e limpa de petróleo e gás. Aproveitando as vantagens offshore, desenvolvemos continuamente o novo negócio de energia e abrimos um novo capítulo de aquisição de recursos.”