Home / Giro E&N / Maneiras conscientes de ajudar a controlar o diabete tipo 2

Maneiras conscientes de ajudar a controlar o diabete tipo 2

Búzios, na região Costa do Sol do Rio, oferece aulas de Ioga gratuita para moradores.

 

Práticas de atenção plena, como ioga, podem ajudar pessoas com diabete a controlar o açúcar no sangue.

Mudanças no estilo de vida, como exercícios regulares, dieta saudável e sono suficiente, são pilares do autocuidado para pessoas com diabete tipo 2.

Mas e as práticas mente-corpo? Eles também podem ajudar as pessoas a controlar ou mesmo tratar o diabetes tipo 2? Uma análise de vários estudos, publicada no Journal of Integrative and Complementary Medicine , sugere que sim.

Quais práticas de atenção plena o estudo analisou?

Os pesquisadores analisaram 28 estudos que exploraram o efeito das práticas mente-corpo em pessoas com diabetes tipo 2. Os participantes dos estudos não precisavam de insulina para controlar o diabetes ou tinham certas condições de saúde, como doenças cardíacas ou renais. As atividades mente-corpo usadas na pesquisa foram:

  • IOGA qigong, uma arte marcial lenta semelhante ao tai chi
  • redução do estresse baseada em ATENÇÃO PLENA, um programa de treinamento projetado para ajudar as pessoas a gerenciar o estresse e a ansiedade
  • MEDITAÇÃO
  • imaginação guiada, visualizando imagens positivas para relaxar a mente.

A frequência e o período de tempo em que as pessoas se engajaram nas atividades variaram, variando de diariamente a várias vezes por semana, e de quatro semanas a seis meses.

O que o estudo descobriu sobre pessoas com diabetes que praticaram mindfulness?

Aqueles que participaram de qualquer uma das atividades mente-corpo por qualquer período de tempo reduziram seus níveis de hemoglobina A1C, um marcador chave para diabete. Em média, os níveis de A1C caíram 0,84%. Isso é semelhante ao efeito de tomar metformina (Glucophage), um medicamento de primeira linha para o tratamento do diabetes tipo 2, conforme os pesquisadores.

Publicidade

Os níveis de A1C são determinados por um exame de sangue que mostra os níveis médios de açúcar no sangue de uma pessoa nos últimos dois a três meses . Níveis abaixo de 5,7% são considerados normais, níveis de 5,7% a menos de 6,5% são considerados pré-diabetes e níveis de 6,5% e superiores estão na faixa de diabetes.

Como as práticas mente-corpo podem ajudar a controlar o açúcar no sangue?

Sua capacidade de reduzir o estresse pode desempenhar um papel importante. “Yoga e outras práticas de atenção plena provocam uma resposta de relaxamento – o oposto da resposta ao estresse”, diz o Dr. Shalu Ramchandani, treinador de saúde e internista do Benson-Henry Institute for Mind Body Medicine, afiliado a Harvard, no Massachusetts General Hospital. “Uma resposta de relaxamento pode diminuir os níveis do hormônio do estresse cortisol. Isso melhora a resistência à insulina e mantém os níveis de açúcar no sangue sob controle, diminuindo assim os níveis de A1C”.

Uma resposta de relaxamento pode ajudar as pessoas com diabetes de outras maneiras, como melhorando o fluxo sanguíneo e diminuindo a pressão arterial, o que protege contra ataques cardíacos e derrames.

O que mais você deve saber sobre este estudo?

Os resultados de estudos como este sugerem uma ligação entre várias práticas mente-corpo e níveis mais baixos de A1C, mas não oferecem uma prova firme disso. Os níveis de participação variaram amplamente. Mas como todas as práticas de atenção plena estudadas tiveram um efeito positivo modesto, os pesquisadores sugeriram que esses tipos de atividades poderiam se tornar parte da terapia do diabete junto com os tratamentos de estilo de vida padrão.

As práticas mente-corpo poderiam proteger as pessoas contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2, especialmente para aqueles com alto risco? Embora este estudo não tenha sido projetado para examinar isso, o Dr. Ramchandani aponta novamente para os benefícios de longo alcance da resposta de relaxamento.

“Reduzir e controlar o estresse leva a um humor melhor e a uma maior autoconsciência e auto-regulação”, diz ela. “Isso pode levar a uma alimentação mais consciente, como lutar contra os desejos por alimentos não saudáveis, aderir a uma boa dieta e se comprometer com exercícios regulares, o que pode ajudar a reduzir o risco de diabetes tipo 2”.

Tentando práticas mente-corpo

Existem muitas maneiras de adotar práticas mente-corpo que podem criar respostas de relaxamento. Aqui estão algumas sugestões do Dr. Ramchandani:

  • Faça uma meditação diária de 10 minutos ou mais usando um aplicativo como Insight Timer, Calm ou Headspace.
  • Participe de uma aula suave de ioga, qigong ou tai chi em um estúdio de ioga local ou centro comunitário.
  • Experimente exercícios para ajudar a reduzir o estresse e iniciar respostas de relaxamento.
  • Pratique a respiração controlada lenta. Deite-se de costas com uma ou ambas as mãos no abdômen. Inspire lenta e profundamente, puxando o ar para a parte inferior dos pulmões para que sua mão se levante. Sua barriga deve se expandir e subir ao inspirar, depois contrair e abaixar ao expirar. Repita por vários minutos.

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário