Cuidar de si mesmo de pequenas maneiras pode ajudar a aliviar o esgotamento e a exaustão.
É difícil se importar com qualquer coisa quando você se sente exausto, esgotado ou esfarrapado. Seu entusiasmo antes ardente pode parecer mais com escombros carbonizados devido a responsabilidades familiares avassaladoras, um trabalho que o esgota ou dificuldades financeiras. Ou talvez uma doença, a incerteza e as perturbações da época em que vivemos, ou uma combinação de fatores fez com que você se sentisse como se tivesse muito pouco para dar.
“O que você está experimentando é esgotamento. É real e pode levar à depressão, ansiedade, danos ao relacionamento e incapacidade de funcionar em casa ou no trabalho”, diz o Dr. Marni Chanoff, psiquiatra integrativo do Hospital McLean afiliado a Harvard. .
Anime-se: com tempo e esforço, você pode reabastecer sua xícara, adicionando lentamente um pouco da energia e da alegria de viver que está perdendo. Aqui estão três maneiras de começar.
1. Reserve um tempo para você
Tirar um tempo para si mesmo não é um luxo; é essencial para o autocuidado. “Você precisa desacelerar e dar a si mesmo a oportunidade de descansar e rejuvenescer”, diz o Dr. Chanoff, “agende se for necessário, começando com 10 ou 15 minutos, algumas vezes ao dia”.
Como você pode recuperar minutos preciosos em uma agenda excessivamente cheia? “Olhe para o seu dia, semana ou mês e tenha discernimento sobre quantas coisas você diz ‘sim’ em um período. Dê a si mesmo permissão para dizer ‘não, obrigado’ a coisas que o esgotam ou não servem você”, diz o Dr. Chanoff.
Faça valer os pequenos momentos: escolha o que te faz sentir em paz. Por exemplo, tome uma xícara de chá ou simplesmente coloque um cobertor ou tapete no chão em casa ou no trabalho e deite-se de costas. Não olhe para o seu telefone ou e-mail. “Você quer dizer ao seu corpo para fazer uma pausa. Isso ajuda você a se redefinir e recuar quando o estresse o atrai”, explica o Dr. Chanoff.
2. Comprometa-se com uma saúde melhor
Um corpo forte ajuda a equilibrar as situações estressantes que causaram seu esgotamento. A receita básica para uma boa saúde inclui:
- Exercício. O exercício de intensidade moderada, do tipo que trabalha o coração e os pulmões, libera substâncias químicas importantes que ajudam a regular o humor, o sono e muitos sistemas corporais. Apontar para pelo menos 150 minutos de exercício por semana, equivalendo a cerca de 22 minutos por dia. Comece com apenas alguns minutos por dia, se for tudo o que você pode fazer. Não precisa ser chique. “Pode ser qualquer movimento que lhe traga alegria, como dançar, ioga ou caminhada rápida”, sugere o Dr. Chanoff.
- Uma boa dieta. Comer muita junk food (normalmente cheia de açúcar, sal e gordura saturada não saudável) alimenta o estresse crônico, fadiga, depressão e ansiedade. Escolha mais alimentos não processados, como vegetais, frutas, grãos integrais, legumes, proteínas magras (peixe ou frango) e gorduras insaturadas (como abacate ou azeite). Se o tempo for um problema, Chanoff sugere cozinhar em lotes alimentos simples e saudáveis que você pode comer vários dias da semana. (Sopa de lentilha ou feijão é uma boa refeição de uma panela. Adicione o máximo de vegetais que puder.)
- Dormir. O sono insuficiente afeta saúde geral, a concentração eo o humor . Tente dormir de sete a nove horas por noite. “Ajuda a relaxar uma ou duas horas antes de adormecer. E pratique uma boa higiene do sono: desligue o telefone, mantenha o quarto fresco e escuro e vá dormir e acorde na mesma hora todos os dias”, disse o Dr. Chanoff aconselha.
3. Cerque-se de conforto
Hygge (pronuncia-se HOO-ga) é o conceito dinamarquês de conforto aconchegante que traz felicidade e contentamento. As pessoas na Dinamarca, por exemplo, sabem uma ou duas coisas sobre encontrar sol nos meses frios e escuros.
Para praticar diversão, cerque-se de pessoas, atividades e coisas que façam você se sentir confortável, amado, feliz ou contente. Seja simples: passe um tempo com suas pessoas favoritas, adicione um pequeno vaso de flores ao seu espaço, calce chinelos felpudos quando chegar em casa, coma uma comida reconfortante preciosa ou ouça uma música favorita.
Mais ideias para experimentar:
- Acenda uma vela.
- Fique sob um cobertor aquecido.
- Enquadre uma foto de um momento feliz.
- Tome café da manhã na cama.
- Use toalhas de mesa bonitas.
- Delicie-se com a arte (confira várias obras em museus online).
- Fique parado do lado de fora para ouvir os sons da natureza.
- Enrole-se em uma cadeira aconchegante.
- Vitrine em sua loja favorita.
- Use um suéter macio que fique bem na sua pele.
- Use uma fronha de seda ou cetim no travesseiro da cama.
- Tome um banho morno.
- Obtenha um difusor de óleo com um aroma que o lembre de um lugar que você ama, como a praia ou uma floresta de pinheiros.
Aumente o efeito saboreando o conforto aconchegante. Qual é a sensação, o gosto, o cheiro ou o som? “Envolver os sentidos com estimulação calmante pode ser nutritivo. Ele neutraliza o estresse contínuo que o sistema nervoso suporta e pode ajudar a provocar a resposta de relaxamento – o oposto da resposta de luta ou fuga [estresse]”, explica o Dr. Chanoff. Respirar profundamente também ajudará.
Eventualmente, esses pedaços de higiene, saúde e tempo pessoal lhe darão algo que você provavelmente não se permite há algum tempo, e isso é compaixão. Seja gentil consigo mesmo. Cuide de sua alma e reabasteça seu copo, para que você possa continuar presente para as pessoas e tarefas importantes em sua vida.