Home / Giro E&N / Jardins urbanos melhoram a qualidade de vida, diz estudos

Jardins urbanos melhoram a qualidade de vida, diz estudos

Turistas visitando o relógio das Flores em Vina Del Mar

Quem não gosta de ver sua casa, ambiente de trabalho e áreas urbanas com plantas e flores, sem falar naquela grama verdinha e saudável? Estudos recentes mostram que a motivação das pessoas aumentam, para o bem estar e qualidade de vida em ambientes com jardins, o investimento em vegetação urbana traz vantagens para a vida das pessoas em vários aspectos.

Cidades que associam estrutura urbana adequada, com ciclovias, academias ao ar livre e jardins, estimulam a frequência de hábitos saudáveis, que contribuem para diminuir doenças físicas e mentais em sua população agravadas em todo o mundo com a pandemia de Covid.

Centro de Curitiba

Um artigo dos professores Bani Szeremeta e Paulo Henrique Trombetta Zannin do departamento de geografia da universidade Federal do Paraná aborda: “A importância dos espaços urbanos e áreas verdes na promoção da qualidade de vida em cidades”

Houve um tempo que investir em espaços urbanos com jardins, eram considerados investimentos desnecessários, muitos diziam não ser prioridade, felizmente essa mentalidade vem mudando e muito rapidamente. Curitiba e a Serra Gaúcha foram precursoras dessa mudança de paradigma urbano, quem não se lembra de Jaime Lerner um gestor público que investiu maciçamente no espaço urbano, promovendo a melhor mobilidade e bem estar ambiental?

Gramado na Serra Gaucha

O planejamento desses jardins, parques e aparelhos urbanos devem ter políticas eficientes de plantio e conservação e devem ser mantidos durante todas as estações do ano com suas peculiaridades, com plantas e flores adequadas ao clima, adubação, poda e boa hidratação.

Cidades com vocação turística devem se esmerar ainda mais em criar e manter esses espaços, pois eles trazem sensações agradáveis aos moradores e visitantes. Vina del Mar no Chile e um exemplo que encanta os turistas, com seus jardins na orla da praia e o famoso relógio de flores, atração imperdível.

 

publicidade

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário