As feiras livres têm sido opção para geração de renda alternativa em Macaé. Juntas, elas geram cerca de 500 empregos diretos e indiretos. Existem três deste tipo na cidade. A Di tardinha, realizada na Rua Silva Jardim, no Centro, na segunda terça-feira de cada mês; a Panela de Rua e Cia, que acontece toda sexta-feira na praça Veríssimo de Melo e também a Feira do Microempreendedor, sempre às quartas e quintas-feiras da segunda semana do mês, na Cidade Universitária.
A “Di Tardinha” faz parte de um projeto social de gastronomia, empreendedorismo, economia criativa, voluntariado e troca. A feira Acontece na Rua Silva Jardim, no trecho entre as ruas Visconde de Quissamã e Francisco Portela, das 16h às 22h. São 17 expositores que oferecem gostosuras como massas, pastéis, doces, churros, pipocas e sanduíches, entre outros. Há ainda espaço para bijuterias, tapetes, roupas e calçados. Parte do que é arrecadado pelo “Di tardinha” é revertido a instituições sociais de Macaé. A próxima edição será no dia 11 de setembro.
Os interessados em participar da feira devem encaminhar email para contatoditardinha@gmail.com ou enviar mensagem por meio das redes sociais do Di Tardinha.
Panela de Rua e Cia – A Panela de Rua e Cia acontece toda sexta-feira, das 16h às 21h, na praça Veríssimo de Melo. São 12 expositores que oferecem quitutes como acarajé, caldos, bolos e crepes..
Os interessados em fazer parte do grupo que compõe a Feira Panela de Rua e Cia é só procurar a organizadora Graziele, às sextas, no local e horário onde acontece o evento.
Feira do Microempreendedor – Com cerca de 30 expositores, a Feira do Microempreendedor acontece de 9h às 21h, com artesanato, gastronomia, vestuário e decoração. A próxima edição acontecerá nos dias 12 e 13 de setembro.
De acordo com a organizadora do projeto, Jeanne Brazil, a proposta é fomentar os microempreendedores que se tornaram autônomos por causa da crise econômica. “A feira movimenta, em média, 6,5 mil reais por edição, o que beneficia, direta e indiretamente, 45 famílias”, destaca Jeanne.
Para fazer parte da equipe de expositores da Feira do Microempreendedor, os interessados devem entrar em contato com a organizadora, por meio do telefone 99360-3586.