Para conquistar o certificado, a Secretaria do Ambiente e Urbanismo precisa cumprir todos os 34 critérios específicos exigidos pelo Programa Bandeira Azul, para a próxima temporada. O processo é conduzido pelo Comitê Gestor, que conta com profissionais de vertente multidisciplinar, possuindo integrantes da Secretaria do Ambiente e Urbanismo, Secretaria de Turismo e Câmara de Vereadores.
Publicidade
O procedimento estimula o desenvolvimento ambientalmente responsável e sustentável, de acordo com todos os requisitos necessários para obtenção do certificado. O selo de qualidade ambiental precisa ser comprovado anualmente para que a bandeira permaneça hasteada, como foi o caso da Praia do Forno, que pelo segundo ano consecutivo conseguiu a aprovação, além da Praia da Azeda/Azedinha, que conquistou o selo pela primeira vez.
Caso o município seja aprovado na avaliação, obtendo o exclusivo selo, passa a integrar um seleto grupo de cidades que o possuem, atraindo assim um público de qualidade diferenciada. Dessa forma, o Poder Público espera atrair mais investimentos e receitas no setor de turismo, gerando consequentemente renda e emprego.