CASA & JARDIM
Você está preso em uma batalha sem fim com seu gramado? Não importa quanto tempo e esforço você despenda para mantê-lo, ainda falta aquele apelo de carpete verde exuberante? Bem, você pode cometer um grande erro no cuidado do gramado sem nem mesmo perceber: cortar a grama muito curta.
Todos nós já estivemos lá, visando aquele visual de campo de golfe intocado, cortando os nossos gramados o mais baixo possível. Mas aqui está a verdade: mais curto nem sempre é melhor. De acordo com o pessoal técnico da CMAG – Centro de Manutenções & Jardins, quando você corta bem a grama, está enfraquecendo-a e tornando-a mais propensa a doenças.
Lâminas de gramas curtas tendem a ter dificuldade. Eles são mais suscetíveis ao estresse, doenças e invasões de ervas daninhas do que grama mais longa. Cortar a grama muito curta é como roubar o gramado de suas defesas naturais, deixando-o vulnerável e prejudicando seu crescimento.
Então, qual é a altura certa para mirar?
Tão alto quanto você está disposto a lidar. Quanto mais alto você deixar sua grama existir, melhor ela se desenvolverá. Normalmente, cerca de três polegadas é um comprimento satisfatório para prevenir o crescimento de ervas daninhas, reter a umidade e manter a grama saudável.
Ao ajustar as configurações do cortador e dar um pouco mais de espaço à grama, você ficará surpreso com a transformação. Se você está procurando a grama saudável, resista à tentação de ficar curto e abraçar a beleza de um gramado longo.