Um burburinho tremendo envolve bebidas e suplementos de colágeno, já que celebridades e influenciadores divulgam benefícios milagrosos para pele, cabelo e unhas. Uma vez que o colágeno em nossos corpos fornece suporte crucial para esses tecidos, parece plausível que o consumo de colágeno possa levar a cabelos exuberantes e um brilho jovem. Mas o que diz a ciência?
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína estrutural importante em nossos tecidos. É encontrado na pele, cabelo, unhas, tendões, cartilagem e ossos. O colágeno trabalha com outras substâncias, como ácido hialurônico e elastina, para manter a elasticidade, o volume e a umidade da pele. Também ajuda a compor proteínas, como a queratina, que formam a pele, o cabelo e as unhas.
Nossos corpos produzem naturalmente colágeno usando os aminoácidos de alimentos ricos em proteínas ou ricos em colágeno, como caldo de osso, carne e peixe. Mas envelhecimento, danos causados pelo sol, tabagismo e consumo de álcool diminuem a produção de colágeno.
Bebidas e suplementos de colágeno geralmente contêm colágeno de muitas fontes diferentes, como peixes, gado, porcos ou frango. Normalmente, eles contêm peptídeos, cadeias curtas de aminoácidos que ajudam a compor as proteínas essenciais do corpo, incluindo o próprio colágeno e a queratina.
Com a palavra a ciência
A pesquisa sobre a pele inclui:
- Revisão e análise de 19 estudos, publicados no International Journal of Dermatology , que tiveram um total de 1.125 participantes. Aqueles que usaram suplementos de colágeno notaram uma melhora na firmeza, maleabilidade e teor de umidade da pele, com rugas aparecendo menos perceptíveis. Isso parece promissor, mas não está claro se essas melhorias na pele foram realmente devidas ao colágeno. A maioria dos testes usou suplementos disponíveis comercialmente que continham mais do que colágeno: vitaminas, minerais, antioxidantes, coenzima Q 10 , ácido hialurônico e sulfato de condroitina estavam entre os ingredientes adicionais.
- Alguns estudos randomizados e controlados mostram que beber suplementos de colágeno com grandes quantidades dos peptídeos prolilhidroxiprolina e hidroxiprolilglicina pode melhorar a umidade, elasticidade, rugas e aspereza da pele. Mas estudos grandes e de alta qualidade são necessários para saber se os produtos disponíveis comercialmente são úteis e seguros para uso a longo prazo.
Quase nenhuma evidência apóia o uso de colágeno para melhorar o cabelo e as unhas. Um pequeno estudo de 2o17 com 25 pessoas com unhas quebradiças descobriu que tomar 2,5 gramas de colágeno diariamente por 24 semanas melhorou a fragilidade e o crescimento das unhas. No entanto, este pequeno estudo não teve nenhum grupo de controle tomando placebo para comparar com o grupo que recebeu suplementos de colágeno.
Não houve nenhum estudo em humanos examinando os benefícios da suplementação de colágeno para o cabelo. Atualmente, nenhuma evidência médica apóia as alegações de marketing de que suplementos ou bebidas de colágeno podem melhorar o crescimento, o brilho, o volume e a espessura do cabelo.
Você deve tentar suplementos ou bebidas de colágeno?
No momento, não há provas suficientes de que tomar pílulas de colágeno ou consumir bebidas à base de colágeno fará diferença na pele, no cabelo ou nas unhas. Nossos corpos não podem absorver o colágeno em toda a sua forma. Para entrar na corrente sanguínea, ele deve ser decomposto em peptídeos para poder ser absorvido pelo intestino.
Esses peptídeos podem ser decompostos ainda mais nos blocos de construção que produzem proteínas como a queratina, que ajudam a formar a pele, o cabelo e as unhas. Ou os peptídeos podem formar colágeno que se deposita em outras partes do corpo, como cartilagem, osso, músculos ou tendões. Até agora, nenhum estudo em humanos provou claramente que o colágeno que você toma por via oral acabará em sua pele, cabelo ou unhas.
Se o seu objetivo é melhorar a textura e a elasticidade da pele e minimizar as rugas, é melhor focar na proteção solar e usar retinóides tópicos. Pesquisas extensas já demonstraram que essas medidas são eficazes.
Se você optar por experimentar suplementos ou bebidas de colágeno, revise a lista de ingredientes e o perfil de proteína. Evite suplementos com muitos aditivos ou enchimentos. Os produtos que contêm grandes quantidades de prolilhidroxiprolina e hidroxiprolilglicina são melhores para reduzir as rugas e melhorar o teor de umidade da pele.
Consulte o seu médico antes de iniciar qualquer novo suplemento. Pessoas propensas a gota ou com outras condições médicas que exijam que limitem a proteína não devem usar suplementos ou bebidas de colágeno.