Home / Entrevistas / Como o “Grupo Vilarejo” trabalha o seu endomarketing

Como o “Grupo Vilarejo” trabalha o seu endomarketing

O nosso editor Fernando Passeado, informado sobre o lançamento de um Manual de integração de funcionários, de estratégia interna do Grupo Vilarejo, marcou um rápido ping – pong com o jovem gestor do Hotel Vilarejo Praia, João Mello, à frente do projeto, que os atendeu no saguão do belo hotel Vilarejo Praia de Rio das Ostras, com sua costumeira simpatia e simplicidade.

EN – O grupo Vilarejo lançou um manual para utilização interna como estratégia de relações com os seus funcionários, como ele funciona?

JOAO MELLO. Esse manual é algo novo, porque chegamos esse ano a uma marca muito representativa para gente, com 800 pessoas trabalhando no grupo vilarejo, somando as lojas, os hotéis, o laticínio, a cachaçaria e a fazenda, é um conjunto muito heterogêneo de opiniões, de ideias, de cultura, de vivências e precisamos ter estratégias de inserção para os novos funcionários e integrá-los aos que já vivem a experiência de trabalhar conosco.

EN – No que consiste essa ferramenta e qual o seu conteúdo?

JM – Fazemos eventos de integração, para alinharmos todos a nossa filosofia de trabalho, a cultura e os valores das empresas que fazem parte do “Grupo”, fazemos isso em dois turnos , onde a pessoa recebe uma caixa, com o “manual ”, com o seu uniforme, informações de como a empresa surgiu, quais valores que nos praticamos e a importância deles, as regras, com os contatos para conexão com os setores que o funcionário poderá precisar, nessa caixa também tem outros itens como: uma agenda personalizada e o crachá que tem o significativo do aspecto  da progressão na nossa empresa, representado por um broche “Prazer em Fazer Parte”, que depois vai sendo substituído pelo “Tempo de Casa”, com 2, 4, 6 anos e por aí vai.

EN – Há muita rotatividade de funcionários?

JM – Muito ao contrário, hoje, como exemplo temos funcionário com o broche de 40 anos, e falando ainda do dia de integração, na segunda parte do dia temos um momento muito impactante que é a visita ao nosso Centro de Distribuição em Casimiro de Abreu, o coração e toda a logística da Vilarejo Acabamentos, onde se encontra 30% da nossa força de trabalho, um investimento representativo para o todo o grupo, para nossos clientes e fornecedores, atendendo as lojas de Campos, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama, Maricá , Niterói e o Rio de Janeiro, os hotéis de Conservatória e Rio das Ostras, em seguida temos uma visita ao hotel Vilarejo Praia, buscando mostrar como funcionam as nossas empresas com seus mais diversos segmentos de atuação.

EN – Você diria que esse trabalho de integração colaborou para tornar os seus funcionários ancoras das peças publicitarias do grupo?

Mauricio, o funcionário mais antigo da Vilarejo Acabamentos em atendimento.

JM – Não tenha dúvida, que essa confiança, se torna mútua e na medida que eles entendem que o nosso propósito de gestão é o de servir as pessoas, com a cultura de solução para nossos clientes e hóspedes, tudo se torna um só corpo, é a filosofia d’Artagnan , “Um por todos e todos pelos clientes”, onde o propósito é poder proporcionar aos nossos bons serviços e qualidade de vida funcional. Veja como isso se dá também na comunicação onde usamos os nossos colaboradores para a divulgação dos nossos produtos e serviços e a ideia de tudo isso vem do nosso endomarketing, pois não existe ninguém que sejam a cara das nossas marcas do que eles, que mantêm dia a dia contato direto com os nossos clientes, são os nossos funcionários que nos ajudam a construir tudo isso. Nada mais justo que estejam à frente da nossa mídia.

 

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Accountfy destaca fatores cruciais para escolher uma empresa de auditoria

ARTIGO Especialista da plataforma de gestão financeira ensina como não errar na hora da decisão ...

Deixe um comentário