O nosso editor Fernando Passeado, informado sobre o lançamento de um Manual de integração de funcionários, de estratégia interna do Grupo Vilarejo, marcou um rápido ping – pong com o jovem gestor do Hotel Vilarejo Praia, João Mello, à frente do projeto, que os atendeu no saguão do belo hotel Vilarejo Praia de Rio das Ostras, com sua costumeira simpatia e simplicidade.
EN – O grupo Vilarejo lançou um manual para utilização interna como estratégia de relações com os seus funcionários, como ele funciona?
JOAO MELLO. Esse manual é algo novo, porque chegamos esse ano a uma marca muito representativa para gente, com 800 pessoas trabalhando no grupo vilarejo, somando as lojas, os hotéis, o laticínio, a cachaçaria e a fazenda, é um conjunto muito heterogêneo de opiniões, de ideias, de cultura, de vivências e precisamos ter estratégias de inserção para os novos funcionários e integrá-los aos que já vivem a experiência de trabalhar conosco.
EN – No que consiste essa ferramenta e qual o seu conteúdo?
JM – Fazemos eventos de integração, para alinharmos todos a nossa filosofia de trabalho, a cultura e os valores das empresas que fazem parte do “Grupo”, fazemos isso em dois turnos , onde a pessoa recebe uma caixa, com o “manual ”, com o seu uniforme, informações de como a empresa surgiu, quais valores que nos praticamos e a importância deles, as regras, com os contatos para conexão com os setores que o funcionário poderá precisar, nessa caixa também tem outros itens como: uma agenda personalizada e o crachá que tem o significativo do aspecto da progressão na nossa empresa, representado por um broche “Prazer em Fazer Parte”, que depois vai sendo substituído pelo “Tempo de Casa”, com 2, 4, 6 anos e por aí vai.
EN – Há muita rotatividade de funcionários?
JM – Muito ao contrário, hoje, como exemplo temos funcionário com o broche de 40 anos, e falando ainda do dia de integração, na segunda parte do dia temos um momento muito impactante que é a visita ao nosso Centro de Distribuição em Casimiro de Abreu, o coração e toda a logística da Vilarejo Acabamentos, onde se encontra 30% da nossa força de trabalho, um investimento representativo para o todo o grupo, para nossos clientes e fornecedores, atendendo as lojas de Campos, Macaé, Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama, Maricá , Niterói e o Rio de Janeiro, os hotéis de Conservatória e Rio das Ostras, em seguida temos uma visita ao hotel Vilarejo Praia, buscando mostrar como funcionam as nossas empresas com seus mais diversos segmentos de atuação.
EN – Você diria que esse trabalho de integração colaborou para tornar os seus funcionários ancoras das peças publicitarias do grupo?
JM – Não tenha dúvida, que essa confiança, se torna mútua e na medida que eles entendem que o nosso propósito de gestão é o de servir as pessoas, com a cultura de solução para nossos clientes e hóspedes, tudo se torna um só corpo, é a filosofia d’Artagnan , “Um por todos e todos pelos clientes”, onde o propósito é poder proporcionar aos nossos bons serviços e qualidade de vida funcional. Veja como isso se dá também na comunicação onde usamos os nossos colaboradores para a divulgação dos nossos produtos e serviços e a ideia de tudo isso vem do nosso endomarketing, pois não existe ninguém que sejam a cara das nossas marcas do que eles, que mantêm dia a dia contato direto com os nossos clientes, são os nossos funcionários que nos ajudam a construir tudo isso. Nada mais justo que estejam à frente da nossa mídia.