Home / Giro E&N / A pandemia do COVID-19 acabou ou não?

A pandemia do COVID-19 acabou ou não?

Como saberemos quando ela termina ?

Parece que faz muito tempo que a pandemia começou. E agora, como grande parte da vida se parece com antes da pandemia, é razoável se perguntar: acabou? Com certeza parece.

Ainda assim, continuamos a ter milhares de novas infecções por COVID-19 e centenas de mortes relacionadas mundo afora todos os dias. Então, realmente acabou? E o que muda se essa determinação for formalmente feita?

Definir o início de uma pandemia é complicado; o mesmo vale para o seu fim

Quando a pandemia começou, pensei que declarar o fim seria simples: os especialistas contariam as condições que marcavam uma linha de partida e, uma vez que essas condições evaporassem, a pandemia oficialmente terminaria.

Infelizmente, não é tão fácil.

Por mais estranho que pareça, não há uma definição única e consensual de pandemia que todos os países, agências de saúde pública e líderes mundiais usam.

A palavra em si vem das palavras gregas pan (significando tudo) e demos (significando pessoas), o que faz sentido: uma característica fundamental de uma pandemia é que ela pode afetar praticamente todos. Definições mais comuns incluem:

  • um surto de uma doença que ocorre em uma ampla área geográfica (vários países ou continentes) e normalmente afeta uma proporção significativa da população.
  • um surto repentino que se espalha e afeta toda uma região, um continente ou o mundo devido a uma população suscetível
  • uma doença prevalente em todo um país, continente ou mundo inteiro

Essas definições padrão não são particularmente específicas; o que, exatamente, significa “vários países” ou “uma região inteira”? Quão prevalente (difundida) uma doença deve ser para ser considerada uma pandemia?

E mesmo que todos pudéssemos concordar com sua definição, nenhuma pessoa, agência governamental ou organização de saúde pública tem autoridade para declarar que uma pandemia começou ou terminou.

 

Passando do pânico pandêmico para a aceitação endêmica

Algumas pessoas sugeriram que uma pandemia acabou quando todos estivessem se comportando como se estivesse: não há mais precauções, restrições ou mudanças de comportamento em comparação com o período anterior ao início. Mas se isso for verdade, as pessoas que se cansam das restrições, ou as céticas sobre seu valor, podem ignorar as recomendações e criar a impressão de que a pandemia acabou – mesmo que um número significativo de casos e mortes diárias continue no mundo.

Muitas pandemias acabam se tornando endêmicas, o que significa que a infecção ainda está presente em uma região ou população, mas seu comportamento é previsível e o número de casos e mortes não aumenta mais. Aprender a conviver com um vírus é uma característica fundamental de um vírus endêmico; pense na gripe ou mesmo no resfriado comum. Mas provavelmente é verdade que a transição de pandemia para endemia só pode ser reconhecida depois de acontecer.

O que fazer até que a pandemia do COVID esteja claramente para trás?

Talvez definir uma data final firme para essa pandemia não importe, de qualquer maneira. O que mais importa é o número de infecções em curso, sofrimento e morte, e as medidas que devemos tomar para evitar a infecção. Ninguém pode dizer se os próximos meses de inverno trarão um declínio nas infecções, uma continuação da situação atual (com centenas de mortes e milhares de novas infecções diariamente nos EUA) ou um aumento nas doenças e mortes à medida que mais pessoas são afetadas. Dentro com precauções relaxadas.

As precauções de senso comum ainda fazem sentido, incluindo estas:

  • Fique em dia com suas vacinas. .
  • Mova atividades internas para ao ar livre, se possível, e evite multidões internas, especialmente se você mora em um local com ainda significativos ou crescentes de Covid-19.
  • Use uma máscara bem ajustada em ambientes de alto risco (como viajar em condições lotadas, ambientes internos lotados ou em transporte público). Só porque o mascaramento não é mais necessário, não faz com que jogar fora suas máscaras seja uma boa ideia.
  • Isole-se se você testar positivo para COVID-19 (ou se tiver sintomas de COVID-19 e ainda não foi testado). Entre em contato com um médico para decidir se você deve tomar tratamento antiviral se testar positivo para COVID-19.

A linha de fundo

É possível que um dia os especialistas concordem com uma definição padrão de “pandemia” e como marcar sua chegada e partida. As políticas relacionadas à pandemia (incluindo assistência financeira) e os esforços para aumentar a aceitação da vacinação já são complicadas por sugestões de que passamos da pandemia quando, na verdade não passamos.

Há muita coisa que ainda é incerta sobre a pandemia de COVID-19. Infelizmente, uma coisa parece clara: ainda não podemos encerrar a prevenção totalmente.

         Fonte: Robert H. Shmerling, MD , Editor Sênior do Corpo Docente, Harvard Health Publishing

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário