Alergias que causam congestão nasal, espirros e coriza (o que os médicos chamam de rinite alérgica) podem definitivamente causar ronco mais frequente e mais alto.
De fato, a rinite alérgica é um contribuinte comum, mas pouco reconhecido, para a má qualidade do sono. Além disso, pessoas com rinite alérgica moderada a grave são mais propensas a ter distúrbios do sono, como apneia do sono. Isso pode levar a sonolência diurna, fadiga e, às vezes, comprometimento do humor e da memória.
O tratamento da rinite alérgica pode reduzir com sucesso o ronco e diminuir outros sintomas relacionados ao sono de má qualidade. Normalmente, recomendo uma combinação de um spray nasal de esteróides e um anti-histamínico não sedativo.
No entanto, sua preocupação parece estar relacionada ao sono, portanto, uma dose do anti-histamínico difenidramina (Benadryl) pode ser útil. Tenha cuidado com descongestionantes. Algumas pessoas acham que mesmo doses baixas, como pseudoefedrina oral (Sudafed), as mantêm acordadas à noite.