O CDC recomenda que pessoas com 50 anos ou mais tomem a vacina Shingrix para proteger contra o herpes zoster. Mas suponha que você não tenha sido vacinado e tenha herpes zoster pela primeira vez. Nesse caso, você ainda deve receber a injeção para reduzir o risco de ataques futuros, diz um estudo publicado em 1º de setembro de 2021, no Journal of the American Academy of Dermatology .
As telhas causam uma erupção cutânea dolorosa e ardente que geralmente se desenvolve em um lado do corpo, geralmente no rosto ou no tronco. A erupção consiste em bolhas que normalmente cicatrizam em uma semana a 10 dias e desaparecem dentro de duas a quatro semanas. Para algumas pessoas, a dor das telhas dura meses ou até anos após a erupção desaparecer. Os pesquisadores analisaram a taxa de recorrência entre 17.413 pessoas que tiveram um ataque de herpes pela primeira vez. Eles descobriram que aproximadamente 4% tiveram outro surto mais tarde. Aqueles com idades entre 45 e 54 anos tiveram uma recorrência após dois anos em média, enquanto pessoas com 55 anos ou mais tiveram uma recorrência três anos depois, em média. Pessoas com sistemas imunológicos mais fracos estavam em maior risco de um segundo ataque de herpes.
Dadas as taxas de recorrência, os pesquisadores disseram que as pessoas que já tiveram herpes ainda se beneficiariam com a vacina. Shingrix é administrado em duas doses, com dois a seis meses de intervalo. A vacina não deve ser administrada durante um surto de herpes zoster ou quando alguém estiver tomando medicamentos antivirais.