Home / Giro E&N / Gerenciando erros de memória

Gerenciando erros de memória

Veja como superar esses lapsos irritantes do dia a dia.

Onde deixei minhas chaves? Tranquei a porta da frente? Qual é o nome daquela pessoa que conheci ontem à noite? Depois de uma certa idade, parece que todo mundo luta contra esses lapsos de memória irritantes e às vezes embaraçosos.
“Esses momentos podem parecer uma parte infeliz do envelhecimento, mas podem acontecer com pessoas de todas as idades”, diz Lydia Cho, psicóloga e neuropsicóloga do McLean Hospital, afiliado a Harvard. “Mas não deixe que eles o estressem ou o façam questionar sua capacidade de viver uma vida ativa e envolvente.”
Embora os problemas de memória recorrentes ou que pioram sempre devam ser verificados (consulte “Quando a memória se torna um problema?”), os lapsos diários podem ser gerenciados. Aqui estão algumas dicas sobre como superar algumas situações comuns de memória.

Nomes

Quando você conhecer alguém pela primeira vez, torne a conexão significativa. “Muitas vezes esquecemos um nome porque não notamos que foi dito ou não nos esforçamos para tentar lembrá-lo”, diz Cho.
Repita o nome de volta e imediatamente vincule-o a algo que possa ajudar a desencadear a lembrança, como a aparência ou o trabalho da pessoa. Ou associe o nome a alguém que tenha um nome semelhante, como uma celebridade, parente ou personagem de filme.
Você também pode tentar conectar o nome a uma palavra que rima, uma música ou uma imagem. Por exemplo, vincule o nome Sandy à ideia de praia e imagine Sandy na praia. Use o máximo de detalhes possível – imagine-a andando à beira da água ou em uma praia que você conhece.
Por fim, anote o nome e a relação da pessoa com você (por exemplo, a irmã do seu vizinho) em seu smartphone ou em um caderno de memória especialmente dedicado às coisas que você deseja lembrar.

Outdoor Virtual / Clique na imagem, saiba mais!

 

Tarefas de rotina

Você já se perguntou se trancou a porta antes de dormir ou desligou o fogão após cozinhar? “Muitas vezes esquecemos comportamentos rotineiros porque não estamos totalmente envolvidos quando os praticamos”, diz Cho. Uma excelente maneira de se lembrar de uma tarefa concluída é conversar consigo mesmo enquanto a executa. Diga em voz alta, como “Estou trancando a porta da frente” ou “Estou colocando as roupas na secadora”.
Itens do dia a dia
Sempre coloque as coisas que você usa regularmente no mesmo lugar. Por exemplo, configure áreas dedicadas perto da porta da frente, na sala de estar ao lado do seu assento favorito e no quarto, e use esses espaços para todos os seus objetos vitais, como telefone, chaves, óculos e remédios. Para objetos que você não manuseia regularmente, faça questão de se concentrar no local onde você os coloca e, novamente, diga a si mesmo em voz alta o que está fazendo; por exemplo, diga “Estou colocando a tesoura na gaveta da cozinha abaixo da cafeteira”. Se você ainda acha que não vai se lembrar, anote a localização ou tire uma foto com seu smartphone.

Informações on-line

Nomes de usuário e senhas online podem ser facilmente esquecidos, mas não é seguro anotá-los onde outras pessoas possam encontrá-los. Em vez disso, experimente um gerenciador de senhas online, como LastPass ( ), Dashlane ( www.dashlane.com ) ou 1Password (  ). Você armazena todas as suas informações de forma segura em um só lugar, e requer apenas uma única senha para acessar de qualquer computador, tablet ou smartphone.

Listas de tarefas

Os smartphones também são ótimos para agendar lembretes de tarefas e compromissos, e seus alarmes podem ser configurados para eventos únicos ou recorrentes. Você também pode enviar lembretes por e-mail ou deixar uma nota onde você pode ver, como a porta da geladeira, a mesa da cozinha ou o espelho do banheiro.
Outra abordagem é criar um lembrete visual: coloque um objeto associado à tarefa em um local de destaque. Por exemplo, se você precisar pedir ingressos para um show, deixe uma foto do artista perto do telefone ou na mesa de memória.

Fonte:
• Por Matthew Solan , Editor Executivo, Harvard
Imagem: © alvarez/Getty Images

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário