Home / Giro E&N / A metformina é uma droga milagrosa?

A metformina é uma droga milagrosa?

Um artigo publicado pelo dr Robert Shmerling,editor sênior do Corpo Docente da Harvard Health Publishing da Universidade de Harvard insere a metformina no grupo de medicamentos multiuso para a saúde, o Portal Economia & Negócios trás, abaixo na integra.

Você já se perguntou por que certos medicamentos são chamados de “drogas maravilhosas”?
Às vezes, é por causa dos enormes benefícios à saúde que a droga oferece para uma condição específica, como insulina para diabetes tipo 1 ou antibióticos para pneumonia. Ou pode ser porque o medicamento é bom para muitas condições diferentes: a aspirina costuma ser chamada de medicamento maravilhoso porque pode aliviar a dor, tratar ou prevenir doenças cardiovasculares e até mesmo prevenir o câncer .
A metformina poderia estar entrando nesta lista? É aprovado nos Estados Unidos para tratar o diabetes tipo 2 quando usado com dieta e exercícios por pessoas com 10 anos ou mais. Mas, nos últimos anos, aumentou o interesse em relação ao seu potencial para prevenir ou tratar uma variedade de outras doenças, incluindo o envelhecimento. Sim, envelhecendo. Se isso for verdade, “droga milagrosa” pode ser um eufemismo.

O que é metformina?
A história da metformina remonta a centenas de anos. Na Europa, a erva medicinal Galega officinalis era popular para a saúde digestiva e para tratar problemas urinários e outras doenças. Então, em 1918, um cientista descobriu que um de seus ingredientes, a guanidina, podia reduzir o açúcar no sangue. Medicamentos contendo guanidina, como metformina e fenformina, foram desenvolvidos para tratar diabetes. Mas eles caíram em desuso devido aos graves efeitos colaterais causados pela fenformina e pela descoberta da insulina.
A metformina foi redescoberta décadas depois e aprovada como um tratamento para diabetes na Europa na década de 1950. Somente em 1995 o FDA o aprovou para uso nos Estados Unidos. Desde então, ele se tornou o medicamento mais prescrito para pessoas com diabetes que não conseguem controlar o açúcar no sangue apenas por meio de dieta e exercícios.

Os benefícios da metformina podem se estender muito além do diabetes

Outdoor Virtual / clique na imagem saiba mais!

Por décadas, sabemos que a metformina faz mais do que apenas ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Também oferece benefícios cardiovasculares , incluindo taxas mais baixas de morte por doenças cardiovasculares. E às vezes ajuda as pessoas com diabetes a perderem o excesso de peso.

A metformina também pode trazer benefícios para a saúde de pessoas que não têm diabetes. Os médicos há muito prescrevem off-label – ou seja, para tratar condições fora de seu uso aprovado, incluindo:
• Pré-diabetes. Pessoas com pré-diabetes apresentam níveis elevados de açúcar no sangue que ainda não são altos o suficiente para serem qualificados como diabetes. A metformina pode retardar o início do diabetes ou até mesmo evitá-lo em pessoas com pré-diabetes.
• Diabetes gestacional. Mulheres grávidas podem desenvolver níveis elevados de açúcar no sangue que retornam ao normal após o parto. A metformina pode ajudar a controlar o açúcar no sangue durante a gravidez nessas mulheres.
• Síndrome do ovário policístico (SOP). Esse distúrbio tende a afetar mulheres jovens cujos ovários desenvolvem vários cistos. Irregularidades menstruais e problemas de fertilidade são comuns. Embora os resultados dos estudos clínicos sejam mistos, a metformina foi prescrita durante anos para mulheres com SOP para ajudar na regulação menstrual, fertilidade e açúcar no sangue elevado.
• Ganho de peso com medicamentos antipsicóticos. Os antipsicóticos são medicamentos poderosos prescritos para doenças psiquiátricas como a esquizofrenia. Um efeito colateral comum é o ganho de peso significativo. A metformina pode diminuir o ganho de peso entre algumas pessoas que tomam esses medicamentos .
Além disso, os pesquisadores estão investigando o potencial da metformina para
• Reduza o risco de câncer em pessoas com diabetes tipo 2. Isso inclui câncer de mama, cólon e próstata.
• Riscos menores de demência e derrame. Alguns estudos observaram menos declínio cognitivo e uma menor taxa de demência , bem como uma menor taxa de derrame , entre pessoas com diabetes que tomam metformina em comparação com aquelas que não a tomam.
• Envelhecer mais lento, prevenir doenças relacionadas ao envelhecimento e aumentar a expectativa de vida. Estudos preliminares sugerem que a metformina pode realmente retardar o envelhecimento e aumentar a expectativa de vida , melhorando a capacidade de resposta do corpo à insulina, efeitos antioxidantes e melhorando a saúde dos vasos sanguíneos.

Como a grande maioria das pesquisas sobre metformina incluiu apenas pessoas com diabetes ou pré-diabetes, não está claro se esses benefícios potenciais são limitados a pessoas com essas condições, ou se pessoas sem diabetes também podem obter benefícios.
E os efeitos colaterais?

O perfil de segurança da metformina é muito bom. Os efeitos colaterais incluem náusea, dor de estômago ou diarreia; estes tendem a ser leves. Os efeitos colaterais mais graves são raros. Eles incluem reações alérgicas graves e uma condição chamada acidose láctica , um acúmulo de ácido láctico na corrente sanguínea. O risco disso é maior entre pessoas com doença renal significativa, então os médicos tendem a evitar prescrever metformina para eles.

publicidade

O resultado final
A metformina é um tratamento de primeira linha para o diabetes tipo 2, de acordo com as diretrizes atuais para diabetes. É relativamente barato e seus potenciais efeitos colaterais são bem conhecidos.
Se você tem diabetes e precisa de metformina para ajudar a reduzir o açúcar no sangue, seus outros benefícios potenciais para a saúde são um efeito colateral maravilhoso – não prejudicial. E se você não tem diabetes? Bem, seu papel na prevenção ou tratamento de doenças e, possivelmente, até mesmo em retardar o envelhecimento e estender a expectativa de vida, é muito menos claro.
Embora a pesquisa até agora seja promissora, precisamos de evidências mais convincentes antes de endossar seu uso generalizado para pessoas sem diabetes. Mas, para pesquisadores clínicos que desejam redefinir um antigo medicamento como uma nova droga milagrosa, a metformina parece um ótimo lugar para começar.

Artigo publicado em 29 de setembro de 2021

Fonte / Escola de medicina de Harvard

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário