Pensando em tentar Janeiro Seco? Passos para o sucesso
- Por Matthew Solan , Editor Executivo, Harvard Men’s Health Watch
Vamos registrar isso com notícias que não surpreendem: muitos americanos adultos relatam beber mais desde o início da pandemia em março de 2020, de acordo com uma pesquisa sobre o uso de álcool na época do COVID-19. Se você está entre eles, talvez queira começar 2022 de maneira saudável, juntando-se aos milhões que se abstêm de álcool durante o janeiro seco. Seu coração, fígado, memória e muito mais podem ser melhores para ele.
O que esta pesquisa encontrou?
Os pesquisadores perguntaram a 832 pessoas nos Estados Unidos sobre a ingestão de álcool em um período típico de 30 dias. Os participantes relataram beber álcool em 12,2 dias e consumir quase 27 bebidas alcoólicas durante esse tempo. Mais de um terço relatou envolvimento em consumo excessivo de álcool (consumindo cinco ou mais bebidas para homens e quatro ou mais bebidas para mulheres em cerca de duas horas).
Além disso, quase dois terços dos participantes disseram que seu consumo de álcool aumentou em comparação com suas taxas de consumo antes do COVID. Seus motivos? Maior estresse, maior disponibilidade de álcool e tédio.
Por que experimentar Janeiro Seco?
Se você reconhece seu próprio comportamento nesta pesquisa e deseja reduzir o consumo de álcool, ou simplesmente deseja começar o novo ano do zero, junte-se ao desafio de Janeiro Seco escolhendo não beber cerveja, vinho ou destilados por um mês. Janeiro Seco começou em 2012 como uma iniciativa de saúde pública da Alcohol Change UK , uma instituição de caridade britânica. Agora, milhões participam desse desafio de saúde todos os anos.
Embora o consumo de uma quantidade moderada de álcool esteja associado a benefícios para a saúde para algumas pessoas em estudos observacionais, o consumo excessivo de álcool e o consumo prolongado podem aumentar os problemas físicos e mentais, especialmente entre os adultos mais velhos . Danos ao coração e ao fígado, maior risco de câncer, sistema imunológico enfraquecido, problemas de memória e transtornos de humor são problemas comuns.
Ainda assim, cortar o álcool por até mesmo um mês pode fazer uma diferença notável em sua saúde . Bebedores regulares que se abstiveram de álcool por 30 dias dormiram melhor, tiveram mais energia e perderam peso, de acordo com um estudo no BMJ Open . Eles também baixaram a pressão arterial e os níveis de colesterol e reduziram as proteínas relacionadas ao câncer no sangue.
Dicas para um Janeiro Seco de Sucesso
Um mês pode parecer muito tempo, mas a maioria das pessoas pode ter sucesso. Ainda assim, você pode precisar de ajuda para ficar seco em janeiro. Aqui estão algumas dicas:
- Encontre uma bebida não alcoólica substituta. Para situações sociais, ou quando você deseja um coquetel após um longo dia, escolha bebidas sem álcool, como água com gás, refrigerante ou bebidas virgens (versões não alcoólicas de bebidas alcoólicas).Cerveja sem álcool ou vinho também é uma opção, mas algumas marcas ainda contêm até 0,5% de álcool por volume, portanto, verifique o rótulo. “O açúcar é frequentemente adicionado a essas bebidas para melhorar o sabor, então tente escolher aquelas que tenham baixo teor de açúcar”, diz Dawn Sugarman, uma psicóloga pesquisadora do Hospital McLean, afiliado a Harvard, na divisão de álcool, drogas e dependência.
- Evite as tentações. Mantenha o álcool fora de sua casa. Quando você for convidado para a casa de alguém, leve suas bebidas não alcoólicas com você.
- Crie um grupo de apoio. Deixe seus amigos e familiares saberem sobre suas intenções e encoraje-os a mantê-lo responsável. Melhor ainda, aliste alguém para fazer o desafio com você.
- Use o aplicativo Try Dry. Este aplicativo gratuito ajuda você a monitorar o consumo de álcool, definir metas pessoais e oferece informações motivacionais, como calorias e dinheiro economizado por não beber. O objetivo é diminuir ou eliminar o álcool, dependendo de suas escolhas.
- Não desista. Se você escorregar, não se sinta culpado. Apenas comece novamente no dia seguinte.
Verifique seus sentimentos
Sugarman recomenda que as pessoas também usem o Janeiro Seco para refletir sobre seus hábitos de beber. É comum que as pessoas percam o desejo pelo álcool e percebam que beber não precisa ocupar um espaço tão amplo em suas vidas. Se este for você, considere continuar por mais 30 dias, ou apenas abraçar sua nova atitude em relação a beber, onde é uma indulgência ocasional.
Se você tiver dificuldades durante o mês ou desistir depois de uma semana ou mais, pode precisar de ajuda extra para fazer um corte. Um excelente recurso é o site Rethinking Drinking, criado pelo Instituto Nacional de Abuso de Álcool e Alcoolismo (NIAAA). Para registro, o NIAAA recomenda limitar o álcool a dois drinques diários ou menos para os homens e não mais do que um drinque por dia para as mulheres.
Esteja ciente dos problemas que podem surgir
Janeiro seco pode revelar problemas potenciais com o álcool, incluindo sintomas de abstinência do álcool que variam de leves a graves, dependendo de quanto você costuma beber. Os sintomas leves incluem ansiedade, mãos trêmulas, dor de cabeça, náuseas, vômitos, sudorese e insônia. Os sintomas graves costumam aparecer dois ou três dias após você parar de beber. Eles podem incluir alucinações, delírio, ritmo cardíaco acelerado e febre. “Se você sofrer de sintomas de abstinência do álcool a qualquer momento, deve procurar ajuda médica imediata”, diz Sugarman.