A prevenção do câncer de cólon envolve seguir um estilo de vida saudável – por exemplo, praticar exercícios e não fumar – e fazer periodicamente um teste de rastreamento, como uma colonoscopia.
Mas qual é o impacto da dieta e dos medicamentos? Uma revisão recente de 80 análises estatísticas publicadas nos últimos 40 anos explorou essa questão. A revisão foi publicada online em 1º de outubro de 2020 pela revista Gut .
No geral, os resultados foram decepcionantes, pois nenhum medicamento, alimento ou suplemento específico se destacou no corpo de evidências. No entanto, alguns dos estudos revisados mostraram uma ligação entre um menor risco de câncer de cólon e o uso de antiinflamatórios não esteroidais (AINEs) – como aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve) – e uma ingestão mais elevada de frutas, vegetais e fibras. Mas outros estudos não.
As descobertas não forneceram informações claras sobre as doses e durações de suplementos e alimentos ou se alguns eram melhores. Mais importante ainda, não há prova de que os AINEs previnam o câncer de cólon na população em geral e, portanto, você não deve tomar um AINE apenas para a prevenção do câncer, a menos que aconselhado pelo seu médico. Mas fazer alguns ajustes nutricionais em sua dieta, como adicionar mais frutas e vegetais e obter mais fibras, é razoável, já que esses também oferecem outros benefícios à saúde.
Fonte/EM de Harvard