A maior parte dos eleitores participantes também é favorável à municipalização da água (85%) e a integração do VLT no transporte público (90%).
Cada eleitor recebeu um comprovante de participação na Consulta Pública e assinaram o caderno de votação. Todo o processo foi acompanhado pelo Juiz Sandro de Araújo Lontra, responsável pela 3ª Vara Cível e pela 109ª Zona Eleitoral de Macaé.
“A Consulta é um instrumento da democracia participativa, um momento em que a população pode externar a sua opinião sobre questões do dia a dia da cidade. Tanto a questão da água, quanto a passagem e o VLT são questões sensíveis a Macaé. E todo o processo foi bem organizado e seguiu os padrões que a Justiça executa nas eleições, dentro de um espaço e formato adequados”, comentou o Juiz.
A apuração, iniciada às 17h30, contou com a participação de 25 fiscais. No total, cerca de 300 servidores da prefeitura participaram da organização, atendimento, orientação aos eleitores e conclusão da Consulta Pública.
O prefeito Dr. Aluizio destacou a importância da participação da cidade na discussão de temas relevantes para o futuro de Macaé.
“Debatemos temas que interferem no cotidiano das pessoas. Podemos chamar esse evento de democracia direta e participativa, que se manterá como o foco das futuras ações do governo”, disse o prefeito.
Municipalização da água
A favor Contra
1.110 186
Tarifa Zero da água
A favor Contra
1.134 204
Passagem a R$1
A favor Contra
1.230 99
Integração do VLT
A favor Contra
1.182 129