A comissão especial do Polo Agroalimentar do Norte Fluminense – Central de Abastecimento de Campos (Ceascam) formada pela Prefeitura de Campos, retornou nesta sexta-feira (31) de uma viajem de quatro dias pelo Rio Grande do Sul ao Ceasa de Porto Alegre e de Serra, em Caxias do Sul.
O cronograma faz parte das ações de estudos técnicos realizados pela comissão, formada pelo Secretário de Agricultura, Nildo Cardoso; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Alfredo Dieguez; o Chefe de Gabinete, Maurício Nani; o Superintendente de Captação de Recursos, Ronaldo Monteiro; a Superintendente de Programas, Projetos e Regularidade Cadastral, Maria Valéria de Almeida e o consultor de mercado de abastecimento, Paulo Ricardo Crispim. A finalidade é avaliar o que for aprendido nas visitas e adaptar à realidade de Campos, tornando o futuro Ceascam uma referência de modernidade para o abastecimento no Brasil.
O objetivo das visitas é comparar os diferentes modelos de gestão, operação e regulamentação, além de conhecer os programas sociais e atividades do dia a dia de cada espaço.
– A Ceasa de Porto Alegre é uma das maiores do Brasil, com mais de 500 mil m2 de área, com enorme comercialização. Pudemos acompanhar de perto todo o trabalho, totalmente adaptado ao clima frio da região. Fomos muito bem recebidos pela presidente e diretores e visitamos ainda o banco de alimentos, que funciona de forma bastante intensa. Recebemos ainda, um documento com dados e balanços históricos do espaço – destacou Dieguez.
O Secretário de Agricultura, Nildo Cardoso, enfatizou a importância das visitas e a oportunidade em conhecer novas experiências.
– Abrimos uma linha de diálogo e de cooperação mútua a partir de agora. Conhecemos em detalhes a comercialização de alguns produtos que não chegam a nossa região, descobrimos que nosso abacaxi é bastante comprado no Sul e fizemos importantes contatos com grandes produtores do país, que se mostraram interessados em conhecer futuramente nosso Ceascam e a firmar futuras parcerias.
Nildo ainda destacou a gestão de Caxias considerada um modelo para todo o país. “É uma gestão eficiente, com sustentabilidade e isso faz o diferencial”.
Em abril, parte da comissão especial foi a São Paulo para visitar a Ceasa Campinas e a feira Agrishow de Ribeirão Preto, de onde também trouxeram experiências inovadoras.