A cobrança integral da tarifa do Sistema Integrado de Transporte, para quem não tiver o Cartão Macaé, começa dia 29. A partir desta data, quando o Terminal Central também será fechado para reformas, o valor da passagem de ônibus será R$ 3,05. Os usuários cadastrados irão pagar R$ 1,00. A medida atende passageiros sem limite de uso diário, conforme revogação do decreto 121/2018.
O cadastro no Cartão Macaé segue até dia 30 (domingo), na antiga garagem da Macaense (Rua Antero Perlingeiro, 402, Centro), das 8h às 20h, de segunda a sábado, e, no domingo, das 8h às 15h. Cerca de 134 mil pessoas realizaram o procedimento até o momento. Já podem fazer a retirada do documento os usuários cadastrados até o dia 7 de setembro. O atendimento é realizado todos os dias, incluindo sábados e domingos, das 8h às 20h. É preciso apresentar um documento oficial com foto e CPF.
O Cartão Macaé começa a funcionar simultaneamente com a nova operação de distribuição de linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT). A ideia é não alterar o conceito de integração existente na cidade desde 2005. Para isso, foram planejados quatro pontos de transferência de passageiros, sem a necessidade do pagamento de outra tarifa, além de três pontos finais e 13 linhas circulares.
O Terminal Central será fechado por um ano para receber melhorias em toda sua extensão, incluindo a troca do forro, reparo do telhado, banheiros e baias, além de novas instalações elétrica e hidráulica. Este ponto de integração é responsável por 51% de operação das linhas da cidade, com 46 delas, e circulação de 118 ônibus.
Pontos de Integração
A Praça Veríssimo de Melo terá três pontos de integração das linhas de ônibus. O primeiro, já em funcionamento, fica localizado na Rua São João, onde um novo ponto será instalado. O terceiro, na Rua Doutor João Cupertino, do outro lado da praça. A Rua Tenente Coronel Amado, na Praça Washington Luiz, vai receber o quarto ponto de integração.
Com o funcionamento dos pontos de integração na Praça Veríssimo de Melo, será implantado corredor exclusivo para ônibus. Neste período, o ponto de táxi será deslocado para a Avenida Rui Barbosa, em frente à Cedae.
Fiscais estarão à disposição da população para o esclarecimento de dúvidas. Em relação à segurança, o sistema tem apoio, ainda, da Secretaria de Ordem Pública e Polícia Militar.