Home / Macaé & Região / Campos ganha dois polos de piscicultura nos próximos dias

Campos ganha dois polos de piscicultura nos próximos dias

O município de Campos dos Goitacazes ganha nos próximos dias seu primeiro Polo Demonstrativo de Piscicultura e Aquaponia, projeto desenvolvido em parceria com a UFRRJ. A unidade foi instalada nas dependências do campus da universidade.

O objetivo é se fazer com que os piscicultores do município conheçam na prática o sistema de cultivo, em todas as suas fases, incluindo a recirculação, biofiltragem e aeração nos tanques. No mesmo sistema, os berçários onde serão reproduzidos os alevinos de Lambaris que serão oferecidos na integração produtiva com piscicultores locais, o peixinho é muito conhecido na nossa região como Piabinha, muito apreciado na culinária local e com utilização já testada e aprovada, como isca viva na pesca industrial do atum.

Um segundo polo será instalado em parceria com a Pesgaria/Rio, nas dependências do Centro Estadual de Pesquisa, em Guarus. O propósito inicial é desenvolver no município um importante polo econômico da produção aquícola. Já existem contatos para que instituições acadêmicas participem do projeto, eme special a UENF, UFRJ e IFF. ” Vamos somar a prática e o conhecimento gerado com este enorme material científico produzido por estas instituições. Tais parcerias são fundamentais neste processo” destaca José Armando Barreto, superintendente municipal de pesca.

Os produtores aquíferos que tiverem aptidão e quiserem iniciar o processo de produção podem ir ao polo para conhecer na prática o sistema de cultivo e reprodução, num processo de integração. Eles terão acesso aos alevinos e juvenis produzidos.

— No momento, trabalhamos tilápia e em curto espaço de tempo estaremos cultivando lambarís. É muito importante destacar que Campos será o primeiro polo de reprodução e cultivo do estado do Rio de Janeiro, integrando famílias de piscicultores e fomentando o cultivo da espécie. Com a preocupação da garantia alimentar e comercialização da produção excedente, conforme ocorre nos estados de São Paulo e do Espírito Santo — concluiu José Armando.

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Búzios chega a 70% das obras urbanísticas e de acessibilidade previstas para o centro

  INVESTIMENTO PÚBLICO Em Búzios, a Prefeitura, já concluiu mais de 70% das obras de ...

Deixe um comentário