Editorial: O bom exemplo de Macaé
É oportuno lembrar que as cidades que recebem recursos oriundos dos royalties do petróleo sempre foram criticadas pelo mau uso dessa contrapartida, mas justiça seja feita elas acabam sofrendo um enorme conjunto de demandas públicas que ocorrem face a essas atividades, principalmente Macaé no interior do estado do Rio, que fez investimentos importantes na saúde, educação e infraestrutura necessária as milhares de pessoas e empresas que migram em busca de oportunidades. A falta de diversificação econômica também sempre foi inserida na pauta dos críticos do mal uso dos recursos dos royalties.
Macaé aprendeu a lição? Na gestão do atual prefeito do município, vem trabalhando com todo o seu secretariado de forma planejada, criando uma base estrutural que vem diversificando e atraindo muitos investimentos tanto públicos, como privados, gerando milhares de novos empregos, e avançando nos índices que medem a renda per capita e a qualidade de vida de seus moradores.
Essa política de diversificação econômica começa a colher frutos, como a agricultura que surpreendeu o estado como o maior produtor de grãos, o gás natural outrora desperdiçado se tornou uma nova fonte de energia, atraindo investimentos de modernas termelétricas, que geram milhões em contrapartidas ambientais, com a força política do atual mandatário local, estão sendo investidos no próprio município em um Corredor Ecológico, em parceria com o governo do estado, de 14 quilômetros de recomposição de vegetação nativa de Mata Atlântica na medida compensatória do grupo empreendedor Tepor.
O turismo de lazer, sempre decantado em verso e prosa como uma alternativa de futuro sem petróleo, começa a se destacar como peça importante do desenvolvimento do município, haja vista que a enorme rede hoteleira do estado fora da capital, começa na ter ocupação girando em torno de 70% nos fins de semana, isso jamais ocorrera, diz o gerente de um hotel de bandeira Internacional estabelecido em Macaé.
Outra ação que salta os olhos é a urbanização e humanização dos espaços públicos, que vem recebendo elogios da população e dos visitantes da cidade, criando uma sensação de bem-estar e acolhimento.
A Câmara do município também vem fazendo a sua parte e criou uma CPI para desnudar as irregularidades do convênio com a antiga Odebrecht, hoje BRK, colocando as coisas nos trilhos e fazendo com que se fizesse as devidas correções, que prejudicavam o contribuinte e ao erário municipal, hoje as obras de saneamento estão aceleradas.
Com esse ambiente, o comércio e os serviços crescem nos municípios, como a recente inauguração do Grande e Moderno hospital da Unimed e em fase de construção segue a construção do hospital da rede D`or, sem falar que o setor público tem um grande hospital que é o HPM, com uma classe médica reconhecida pela excelência e competência nas mais diversas especialidades, com esses serviços a cidade deverá ter em breve um grande fluxo de atendimento hospitalar oriundos da região, o que também diversifica sua economia. O Antigo calçadão do centro da cidade está se tornado um Shopping a Céu Aberto com obras de remodelação e recebendo lojas ancoras nacionais.
Recentemente o prefeito do município Welberth Rezende em seu primeiro mandato, fez uma breve viagem, juntamente com o seu secretário de Desenvolvimento Econômico Rodrigo Viana e o vereador Luciano Diniz, líder do seu governo na Câmara Municipal, visitando uma das maiores feiras de energia do mundo, contatando várias empresas e apresentando as oportunidades para se investir em Macaé, em outra agenda esteve com o prefeito de Aberdeem na Escócia, onde a cidade se preparou para o depois do petróleo e continua a obter riquezas com a diversificação que planejou, inclusive exportando know-how.
Outra importante ação da gestão do município é a governança permanente com entidades empresarias, instituições e o terceiro setor, que gera transparência e compartilhamento.
A gestão do município, claramente, ouve mais, com a preocupação de errar menos. Bom Exemplo!