SAÚDE
Precauções de segurança para mordidas de insetos em crianças
Maneiras de se proteger contra mosquitos e carrapatos que transmitem doenças graves. Ocidental.
Se você passa algum tempo ao ar livre – o que todos devemos fazer, por vários motivos – é provável que você encontre insetos que picam. Na maioria das vezes, as mordidas são apenas um incômodo. Mas, além do fato de que às vezes podem ser dolorosas ou com coceira, as picadas de insetos podem levar a doenças – como a doença de Lyme causada por carrapatos ou zika , malária ou doença do Nilo Ocidental causada por mosquitos. Portanto, prevenir mordidas é uma boa ideia para todos nós e, certamente, para as crianças.
Precauções simples ajudarão
Antes de falar sobre repelentes de insetos, é importante lembrar que existem precauções simples e eficazes, quase todas sem produtos químicos. Por exemplo:
- Esvazie toda a água parada fora de sua casa. É aí que os mosquitos se reproduzem.
- Use camisas de mangas compridas e calças compridas se estiver em áreas com muitos insetos que picam. Se você tratar roupas (e sapatos e equipamentos) com 0,5% de permetrina, pode ser útil.
- Esteja ciente de que é mais provável que os mosquitos saiam ao entardecer e ao amanhecer e planeje as atividades de acordo.
- Para evitar picadas de carrapatos, evite áreas arborizadas e com arbustos e mantenha-se no centro dos caminhos ao caminhar. Certifique-se de fazer uma verificação quando chegar em casa – não apenas de todas as pessoas do seu grupo, mas também de todos os animais de estimação ou equipamentos que apareceram. Tomar um banho logo após chegar em casa pode ajudar tanto na verificação de carrapatos quanto na lavagem de quaisquer carrapatos soltos.
Faça escolhas sobre repelente de insetos
Repelentes de insetos podem ser muito úteis. Alguns são mais eficazes do que outros e alguns podem ter efeitos colaterais, por isso é importante fazer sua lição de casa. A Agência de Proteção Ambiental tem UMA ÓTIMA FERRAMENTA INTERATIVA que pode ajudá-lo a escolher o melhor repelente para sua situação específica.
O repelente mais eficaz é o DEET (N, N-dietil-meta-toluamida). Ele funciona contra mosquitos e carrapatos e é definitivamente o repelente ideal se você realmente deseja ou precisa evitar picadas. Quanto maior a concentração, mais tempo dura: 10% lhe dará cerca de duas horas de cobertura, enquanto 30% pode protegê-lo por cerca de cinco horas. A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda não usar mais de 30% em crianças e não usar repelentes em bebês com menos de 2 meses de idade.
O efeito colateral mais comum é a irritação da pele e, se ingerido (nunca se sabe com crianças pequenas), pode causar náuseas e vômitos. A irritação ocular é possível, por isso você nunca deve borrifar nenhum repelente diretamente no rosto, mas sim colocá-lo nas mãos e depois aplicar com cuidado no rosto. Em casos muito raros, como um em cada 100 milhões de usuários, o DEET pode levar a problemas cerebrais, como convulsões, se usado em altas doses. Este é um efeito colateral incrivelmente raro e não é algo que deve impedi-lo de usá-lo, especialmente se você estiver em uma área com muitos carrapatos ou uma área com muitos mosquitos transmissores de doenças.
Aqui estão algumas alternativas com efeitos colaterais mínimos ou inexistentes (irritação ocular mais comum; evite conforme indicado acima):
- óleo de eucalipto limão, ou PMD (a alternativa artificial). Isso funciona quase tão bem quanto o DEET.
- picaridina, que funciona melhor contra mosquitos do que carrapatos
- 2-undecanone
- IR-3535, o ingrediente ativo dos produtos Avon, embora não seja muito eficaz
- citronela, embora seja ainda menos eficaz.
Aplicação de repelente de insetos — e protetor solar
O que quer que você use, siga as instruções do rótulo e tenha cuidado ao aplicá-lo em toda a pele exposta. É melhor borrifar em uma área aberta – e borrifar roupas também. Frascos de bomba e lenços com repelente de insetos podem ajudá-lo a aplicar os produtos com cuidado. Tente escolher o melhor produto para a sua situação para que você possa aplicá-lo apenas uma vez; a ferramenta EPA é ótima para isso. Não esqueça do protetor solar; aplique-o primeiro para que sua pele possa absorvê-lo.