Home / Giro E&N / Devemos usar vinagre de maçã para azia?

Devemos usar vinagre de maçã para azia?

Sempre achei contra-intuitivo usar um ácido para aliviar a indigestão, mas o número de vezes que ouvi pessoas tratando seus sintomas de azia com vinagre de maçã é grande demais para contar. Então, decidi investigar se essa estratégia funciona e fazer algumas investigações sobre a ideia por trás de seu uso. Para minha surpresa, não há nenhuma pesquisa publicada em revistas médicas que aborde o uso de vinagre de maçã cru para tratar a azia, apesar do uso generalizado e das recomendações de blogs e sites.

O que é azia?

A azia é mais comumente causada pelo conteúdo ácido do estômago que sobe para o esôfago, o tubo que conecta a boca ao estômago. Ao contrário do estômago, o esôfago não está acostumado com a presença de ácido. O ácido do estômago irrita o esôfago, levando a vários sintomas, incluindo pigarro, sensação de queimação no peito e pescoço, sensação de azedo na boca, tosse e inchaço. Não é uma sensação agradável. É o que chamamos de DRGE, ou doença do refluxo gastroesofágico.

Publicidade / Clique na imagem, saiba mais!

Existem várias razões pelas quais o conteúdo gástrico sobe para o esôfago em vez de descer para o intestino. O relaxamento do esfíncter esofágico inferior (LES), uma válvula que fica entre o esôfago e o estômago, é o culpado mais comum. O LES é geralmente fechado, criando um sistema contido para digerir os alimentos. Mas abre ocasionalmente, para deixar o ar sair em forma de arroto. O refluxo ocorre principalmente quando a válvula relaxa demais ou com muita frequência. Ele permite que não apenas o gás, mas também o ácido gástrico suba, causando desconforto.

Existe uma teoria de que o que controla o LES é a acidez do estômago. Se, por algum motivo, o estômago não estiver produzindo ácido suficiente, os músculos ao redor do EEI relaxariam, resultando em mais refluxo. No entanto, o mecanismo que controla esta válvula é muito mais complexo do que o nível de acidez gástrica. Envolve uma rede complexa de músculos involuntários e vários hormônios e neurotransmissores diferentes.

Publicidade / Clique na imagem, saiba mais!

Medicamentos para azia

O padrão-ouro para tratar a azia é tomar uma classe de medicamentos sem receita chamada inibidores da bomba de prótons (IBPs) que reduzem a acidez estomacal. O uso desses medicamentos não evita o refluxo, mas pode reduzir a inflamação no esôfago, permitindo sua cicatrização. Evite tomar esses medicamentos por mais de um mês, a menos que seja recomendado pelo seu médico. Não é incomum se acostumar com os IBPs. Após tomá-los por algumas semanas, pode ser difícil abandoná-los, porque parar pode causar sintomas de rebote. Os efeitos colaterais do IBP são mínimos, mas o uso prolongado pode causar osteoporose, infecções e diminuição da absorção de nutrientes.

Antiácidos e medicamentos como ranitidina e famotidina (bloqueadores de H2) podem funcionar bem e ter menos efeitos colaterais, mas se essas estratégias não fizerem você se sentir melhor em algumas semanas, é uma boa ideia consultar seu médico. Embora rara, a azia pode ser um sinal de outras doenças graves.

Medidas de autoajuda para azia

Outra abordagem que pode ser bastante eficaz e sem efeitos colaterais é mudar comportamentos específicos:

  • Evite alimentos conhecidos por causar azia: café, chocolate, álcool, alimentos gordurosos, tomate, alimentos condimentados e ácidos.
  • Evite deitar por pelo menos duas a três horas após uma refeição.
  • Coma pequenas refeições.
  • Perca peso se precisar.
  • Não fume e, se já o faz, tente parar.

Mas que tal tomar vinagre de maçã para azia? Como não temos dados para apoiar a eficácia ou a segurança de seu uso para azia, provavelmente é uma boa ideia continuar regando essa delícia em saladas coloridas por enquanto.

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário