- Assistir televisão por quatro ou mais horas por dia está associado a um risco maior de desenvolver coágulos sanguíneos perigosos, sugere uma nova pesquisa.
O estudo incluiu mais de 131.000 pessoas, todas com 40 anos ou mais sem tromboembolismo venoso (TEV). A TEV inclui duas condições graves: embolia pulmonar (coágulos nos pulmões) e trombose venosa profunda (coágulos nas veias profundas, geralmente nas pernas). Os participantes que relataram assistir televisão pelo menos quatro horas por dia foram categorizados como telespectadores prolongados, enquanto aqueles que assistiram menos de 2,5 horas por dia foram considerados nunca telespectadores ou raramente telespectadores.
Durante o acompanhamento (que variou de pouco mais de cinco anos a quase 20 anos), os telespectadores prolongados foram 1,35 vezes mais propensos a desenvolver TEV em comparação com os espectadores que nunca ou raramente. Embora as descobertas não provem causa e efeito, a conexão faz sentido porque ficar sentado por longos períodos faz com que o sangue se acumule nas pernas, o que pode aumentar o risco de coágulos sanguíneos, de acordo com os autores, que publicaram suas descobertas em 20 de janeiro de 2022. no Jornal Europeu de Cardiologia Preventiva .
fonte / Escola de Medicina de Harvard