Home / Giro E&N / Quando uma erupção cutânea é mais do que apenas uma erupção cutânea?

Quando uma erupção cutânea é mais do que apenas uma erupção cutânea?

foto de close-up do médico examinando uma erupção na perna de uma pessoa, mãos enluvadas em ambos os lados da área afetada

Você começou recentemente a tomar antibióticos para uma infecção e agora está indo bem. Mas, lentamente, sua pele começa a coçar, e os sinais reveladores de uma erupção cutânea já estão aparecendo – primeiro em seu torso e agora se espalhando para seus braços e pernas. O que você faz? Você deve se preocupar? Você deve consultar um profissional médico?

As erupções cutâneas são um efeito colateral comum e desagradável de muitos medicamentos. Pode ser tão desanimador estar melhorando de uma doença apenas para descobrir que você tem outro problema para resolver. Embora essas erupções com coceira possam ser irritantes, elas geralmente duram uma semana ou duas e podem ser tratadas com medicamentos tópicos.

Mas nem todas as erupções cutâneas são iguais – e algumas podem até ser mortais. Felizmente, os assustadores são bem raros, mas ainda é uma boa ideia saber como identificá-los. Como você pode distinguir as erupções cutâneas graves daquelas que são apenas um incômodo, mas que melhoram com o tempo e o tratamento?

Tipos de erupções de drogas

Existem duas erupções alérgicas principais que podem ocorrer depois de tomar um medicamento. O tipo mais imediato de reação acontece em poucas horas. Colmeias aparecem e se movem ao redor da pele. Como esse processo está relacionado à liberação de histamina, os anti-histamínicos (disponíveis em farmácias) são o tratamento típico.

Há também um tipo tardio de erupção cutânea que surge de quatro a 14 dias após o início da medicação. Saliências rosa e vermelhas aparecem no peito e nas costas e se espalham para os braços e pernas ao longo dos dias. Ao contrário das urticárias, esses inchaços não se movem e, depois de alguns dias, as coisas podem começar a melhorar, mas você pode ter a pele descascando como uma queimadura solar em cura.

Outdoor Virtual / Clique na imagem, saiba mais!

Esse tipo de erupção cutânea tardia não responde tão bem aos anti-histamínicos, mas um creme tópico de cortisona de venda livre (ou uma de suas versões mais fortes com prescrição médica) pode ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

Quando uma erupção cutânea é motivo de preocupação e uma visita ao pronto-socorro?
Com urticária, a principal preocupação é que você está experimentando uma reação de todo o corpo que vai além da pele, que pode dificultar a respiração ou diminuir perigosamente a pressão arterial. Se você tiver qualquer um desses sintomas, é muito importante ir ao pronto-socorro.

Essas reações imediatas com risco de vida podem ser tratadas com esteróides, epinefrina e anti-histamínicos em doses mais altas do que você pode encontrar na farmácia. Embora sejam assustadores, esses tipos de reações alérgicas a um medicamento não são difíceis de identificar, e muitos médicos são hábeis em detectar mudanças dramáticas em sua respiração ou pressão arterial. É importante dizer ao médico que você vê quais medicamentos você tomou e há quanto tempo você os tomou.

Conheça os sinais de reações adversas cutâneas graves (SCARs)
No tipo mais tardio de erupção cutânea, os sintomas podem ser mais difíceis de diagnosticar. Os gatilhos mais comuns para esses tipos de erupções cutâneas incluem antibióticos, medicamentos anticonvulsivantes, medicamentos antigota como alopurinol e até medicamentos de venda livre, como AINEs. (Esta não é uma lista completa e qualquer novo medicamento deve ser considerado com cautela.)

Quanto à erupção, quando está apenas coçando as coisas geralmente estão bem, mas ainda são um incômodo. Quando a pele começa a doer ou fica com uma cor roxa mais profunda, os médicos se preocupam com algo mais sério. Se sua pele começar a formar bolhas ou você ver pústulas, ou se notar feridas na boca, olhos ou genitália, são sinais de alerta e você deve ir a uma clínica de atendimento urgente ou ao pronto-socorro e pedir uma consulta dermatológica. As feridas na boca podem ser tão graves que a baba se torna um sintoma comum, porque os pacientes evitam engolir devido à dor.

Se você começar a se sentir mal, como se estivesse gripado, ou se estiver ficando inchado por causa do inchaço, especialmente no rosto, isso pode significar que é uma síndrome de hipersensibilidade grave a medicamentos. Às vezes, as pessoas desenvolvem febre, queda da pressão arterial ou o fígado, os rins e o coração podem ser afetados por síndromes de hipersensibilidade a medicamentos. Estes são tão graves que a maioria dos pacientes precisa ser internada no hospital e, às vezes, até na unidade de queimados ou de terapia intensiva.

Embora existam nomes diferentes para diferentes tipos de reações medicamentosas graves, incluindo síndrome de Stevens-Johnson (SJS), erupção cutânea com eosinofilia e sintomas sistêmicos (DRESS) e pustulose exantemática generalizada aguda (PEGA), elas são frequentemente agrupadas como cutâneas graves reações adversas (SCARs).

O que acontece se você desenvolver uma SCAR de um medicamento?
O primeiro passo é ser avaliado por um especialista, seja em uma clínica dermatológica ou no hospital. Encontrar alguém que tenha experiência em gerenciar esses tipos de reações é fundamental. Um médico (geralmente um dermatologista) pode fazer uma biópsia de sua pele e pode ter que iniciar medicamentos sistêmicos que suprimem seu sistema imunológico. Às vezes, os pacientes com SCARs também precisam ficar em um hospital.

A coisa mais importante que você pode fazer é ficar de olho em sua pele e seus sintomas se estiver tomando um medicamento novo ou mesmo se tiver aumentado a dose de um medicamento antigo. Se você suspeitar que pode estar lidando com uma dessas SCARs, procure ajuda de um especialista, como um dermatologista certificado pelo conselho, para ter certeza de que está recebendo os cuidados necessários. Os pacientes que são tratados adequadamente geralmente se saem bem. Seus médicos também devem relatar essas reações ao FDA .

Uma vez que você esteja se recuperando, as coisas podem começar a voltar ao normal, mas é importante acompanhar seus médicos porque há alguns problemas de longo prazo que são importantes prestar atenção. Em última análise, seus médicos e equipe de saúde irão aconselhá-lo sobre o que exatamente é seguro no futuro. Lembre-se de que se você estiver preocupado com uma dessas reações, é importante interromper a medicação o mais rápido possível, mas com a ajuda de seus médicos.

Por Stephen Chen, MD, MPH , Colaborador

Escola de Medicina de Harvard

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário