Home / Giro E&N / Superestrelas de alimentos anti-inflamatórios para todas as estações

Superestrelas de alimentos anti-inflamatórios para todas as estações

Bagas e melancia no verão, couve e beterraba no inverno. A receita de alimentos anti-inflamatórios para desfrutar pode mudar com as estações.
Seu coração, cérebro e até mesmo suas articulações podem se beneficiar de uma dieta constante desses alimentos nutritivos, e os cientistas acreditam que seus efeitos sobre a inflamação podem ser um dos motivos.

Inflamação: como ajuda e prejudica o corpo

A inflamação faz parte do mecanismo de cura do seu corpo — porque seu joelho inchou e ficou vermelho quando você o feriu. Mas esse processo de reparo inflamatório às vezes pode dar errado, durar muito tempo e prejudicar em vez de ajudar. Quando a inflamação é causada por um problema contínuo, pode contribuir para problemas de saúde. Com o tempo, a inflamação decorrente de estresse crônico, obesidade ou um distúrbio auto-imune pode potencialmente desencadear condições como artrite, doenças cardíacas ou câncer. Também pode prejudicar o cérebro. Os pesquisadores descobriram uma ligação entre níveis mais elevados de inflamação no cérebro e um risco elevado de declínio e prejuízo cognitivo. Adicionar regularmente alimentos anti-inflamatórios à dieta pode ajudar a interromper esse processo.

VIDEO PROMOCIONAL VILAREJO

Três dietas que enfatizam os padrões anti-inflamatórios

A pesquisa não examinou especificamente os benefícios anti-inflamatórios de comer alimentos da estação. “Mas é geralmente aceite que comer o que está na estação provavelmente será mais fresco e, obviamente, há outros benefícios, incluindo aqueles para o meio ambiente”, disse Natalie McCormick, pesquisadora de medicina na Harvard Medical School. Comer alimentos sazonais também pode ajudar na sua compra de alimentos.
Quando se trata de alimentos anti-inflamatórios, o objetivo deve ser incorporar o máximo possível em sua dieta geral. “Nossa ênfase agora está nos padrões alimentares, porque parece que as interações entre os alimentos e suas combinações têm um efeito maior do que os alimentos individuais”, diz McCormick.

Três dietas em particular, diz ela, contêm a combinação certa de elementos: a dieta mediterrânea, a dieta DASH e o Índice de alimentação saudável alternativa. Essas dietas são semelhantes, pois enfatizam alimentos também conhecidos por serem anti-inflamatórios, como frutas e vegetais coloridos, grãos inteiros, legumes e gorduras saudáveis, como azeite de oliva e manteigas de nozes. Mas tão importante quanto, essas dietas também eliminam alimentos — como lanches altamente processados, carne vermelha e bebidas açucaradas — que podem aumentar os níveis de marcadores inflamatórios no corpo, incluindo uma substância chamada proteína C reativa .

Misturar e combinar diferentes alimentos dessas dietas pode ajudá-lo a criar uma abordagem anti-inflamatória que se adapte ao seu gosto pessoal, assim como escolher as ofertas mais frescas da estação. Grãos integrais, legumes e óleos saudáveis para o coração podem ser alimentos básicos o ano todo, mas misture e combine suas frutas e vegetais para obter mais variedade. Abaixo estão algumas ótimas opções por temporada.

publicidade

Superestrelas de anti-inflamatórios de inverno

Nos meses frios de inverno, pense verde. Muitos vegetais de folhas verdes aparecem durante esta temporada, incluindo couve, couve e acelga. Os vegetais de raiz, como a beterraba, são outra opção excelente e resistente para o inverno. Pegue as batatas-doces e os nabos. Outras opções para experimentar são kiwis, couve de Bruxelas, limão, laranja e abacaxi.

Superestrelas anti-inflamatórios de primavera

Quando chegar os meses de primavera, procure aspargos, damascos, abacates, ruibarbo, cenoura, cogumelos e aipo, além de ervas frescas.

Superestrelas do anti-inflamatório de verão

O verão é o horário nobre para muitas categorias de produtos e você terá muitas opções. Bagas são uma ótima opção anti-inflamatória. Experimente diferentes variedades de mirtilos, amoras e morangos. Vá localmente com marionberries, mirtilos, groselhas e frutos silvestres. Procure também cerejas, berinjela, abobrinha, melancia, feijão-verde, melão, quiabo, pêssego e ameixa.

Superestrelas anti-inflamatórias de outono
Nada diz que cai como uma maçã crocante e crocante. Mas há uma série de outros alimentos anti-inflamatórios que você também pode experimentar, como repolho, couve-flor, alho, abóbora, pastinaga, ervilha, gengibre e todas as categorias de alface.

Sempre que possível, ao escolher um alimento anti-inflamatório tente substituí-lo por uma opção menos saudável. Por exemplo, troque um muffin por uma salada de frutas frescas ou um prato de batatas fritas por uma batata-doce assada. Fazer pequenos negócios em sua dieta pode resultar em grandes benefícios para a saúde ao longo do tempo.

Fonte /  Kelly Bilodeau , editora executiva, Harvard Women’s Health Watch

 

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário