Home / Giro E&N / Por que a vitamina C tópica é importante para a saúde da pele?

Por que a vitamina C tópica é importante para a saúde da pele?

Por Neera Nathan, MD, MSHS , Colaborador e Payal Patel, MD , Colaborador

A vitamina C tópica é um ingrediente favorito dos dermatologistas com respaldo científico que pode ajudar a retardar o envelhecimento precoce da pele, prevenir os danos do sol e melhorar a aparência de rugas, manchas escuras e acne. A vitamina C é um antioxidante, o que significa que combate os radicais livres prejudiciais (toxinas) que entram em contato com a pele de fontes externas, como a poluição do ar, ou de dentro do corpo como resultado de processos normais, como o metabolismo. Os radicais livres podem causar danos à pele e a aplicação de vitamina C tópica pode combater os radicais livres e melhorar a aparência geral da pele.

Benefícios da vitamina C para a pele
Alguns estudos clínicos demonstraram que a vitamina C pode melhorar as rugas. Um estudo mostrou que o uso diário de uma formulação de vitamina C por pelo menos três meses melhorou a aparência de rugas finas e grossas do rosto e pescoço, bem como melhorou a textura e aparência geral da pele .

A vitamina C também pode ajudar a proteger a pele dos raios ultravioleta prejudiciais quando usada em combinação com um filtro solar de amplo espectro. Estudos clínicos demonstraram que combinar vitamina C com outros ingredientes tópicos, nomeadamente ácido ferúlico e vitamina E, pode diminuir a vermelhidão e ajudar a proteger a pele dos danos a longo prazo causados ​​pelos nocivos raios solares.

Além disso, a vitamina C pode reduzir o aparecimento de manchas escuras, bloqueando a produção de pigmento em nossa pele. Em ensaios clínicos , a maioria dos participantes que aplicaram vitamina C tópica apresentaram melhora em suas manchas escuras com muito pouca irritação ou efeitos colaterais, mas são necessários mais estudos para confirmar os efeitos clareadores da vitamina C.

Além disso, a vitamina C tópica pode ajudar com a acne por meio de suas propriedades antiinflamatórias que ajudam a controlar a produção de sebo (óleo) na pele. Em ensaios clínicos , a aplicação de vitamina C duas vezes ao dia reduziu as lesões de acne em comparação com o placebo. Embora nenhum efeito colateral grave tenha sido relatado com o uso de vitamina C em qualquer um desses estudos, é importante observar que existem apenas alguns ensaios clínicos que estudaram os efeitos da vitamina C, e mais estudos são necessários para confirmar os resultados apresentados aqui.

Onde encontrar vitamina C tópica e o que procurar no rótulo
A vitamina C pode ser encontrada em soros ou outros produtos para a pele. Diferentes formulações de vitamina C podem alterar sua força e efeitos na pele. Considere a compra de produtos de vitamina C no consultório de seu dermatologista ou em um revendedor online verificado, com uma formulação clínica que contém uma forma ativa de vitamina C (por exemplo, ácido L-ascórbico), tem uma concentração de 10% a 20% e um pH inferior a 3,5, visto que esta combinação foi estudada em ensaios clínicos. Essas informações podem ser obtidas no site do fabricante na seção de ingredientes.

Quem não deve usar produtos com vitamina C?
A vitamina C foi estudada apenas em adultos e não é recomendada para crianças. Sempre leia a lista de ingredientes antes de comprar um produto com vitamina C. Se você tem sensibilidade ou uma alergia conhecida a qualquer um dos ingredientes, considere um teste de contato ou consulte seu médico antes de usar. Se você tem pele acneica ou oleosa, considere o uso de uma formulação que também combata a oleosidade ou contenha ingredientes como ácido salicílico, que combatem as erupções.

Como usar vitamina C tópica
Durante sua rotina matinal de cuidados com a pele

use um limpador suave
aplique algumas gotas de um soro de vitamina C no rosto e pescoço
aplique hidratante e protetor solar.
Você pode sentir uma leve sensação de formigamento com o uso de vitamina C. Você pode começar a aplicá-la a cada dois dias e, se tolerado, pode aplicá-la diariamente. Pode levar até três meses de uso consistente para ver uma melhora perceptível. Se sentir desconforto ou irritação substancial, pare de usar vitamina C e consulte seu médico.

A vitamina C não substitui o uso de protetor solar ou o uso de roupas que o protejam. Certifique-se de usar protetor solar colorido de amplo espectro diariamente e limitar a exposição ao sol durante os horários de pico.

Siga o Dr. Nathan no Twitter @NeeraNathanMD
Siga o Dr. Patel no Twitter @PayalPatelMD

Fonte / Escola de Medicina de Harvard

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário