Home / Giro E&N / Principais causas de coágulos sanguíneos nas pernas e como evitá-los

Principais causas de coágulos sanguíneos nas pernas e como evitá-los

GIRO SAÚDE

Não deixe que uma viagem de avião ou uma sessão prolongada de viciado em sofá o coloquem em risco. Veja o que fazer para manter seu sangue fluindo.

Os coágulos sanguíneos que se formam nas veias profundas das pernas (trombose venosa profunda ou TVP) podem causar sintomas nas pernas. Pior ainda, os coágulos podem se soltar e viajar pelo sangue para o coração e depois para os pulmões, causando uma embolia pulmonar (EP).
Mais pessoas morrem de EP a cada ano nos Estados Unidos do que de câncer de mama. O que causa TVP e EP, quais são os sintomas e como você pode evitá-los?

PUBLICIDADE

Causas e gatilhos

Depois que suas artérias levam sangue rico em oxigênio para suas pernas, suas veias enviam o sangue de volta para o coração e os pulmões (para obter mais oxigênio).

“Se o sangue nas veias profundas das pernas não se mover rápido o suficiente, ou se você tiver uma condição que o torna propenso a coágulos sanguíneos, um coágulo pode se desenvolver”, explica a Dra. Sherry Scovell, uma cirurgiã vascular especializada em doenças venosas no Massachusetts General Hospital, afiliado a Harvard.

Os gatilhos comuns de coágulos sanguíneos incluem

• ficar acamado por longos períodos por causa de cirurgia ou doença
• sentado por longos períodos — até três a quatro horas — em um carro, avião ou trem
• ter pouca atividade e sentar-se muito
• ter acúmulo de sangue nas pernas porque as válvulas em uma veia superficial não funcionam corretamente (uma veia varicosa)
• tomar um medicamento que promove a coagulação do sangue.
O risco de coágulos sanguíneos também aumenta com a idade, história familiar de TVP, TVP anterior, câncer, certos genes, COVID-19, insuficiência cardíaca, obesidade, gravidez, doença falciforme, tabagismo, lesão da medula espinhal, acidente vascular cerebral, sem tratamento, varizes e uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal.

PUBLICIDADE

Sintomas e riscos

Fique atento aos sintomas de dois tipos de coágulos sanguíneos que podem se formar nas pernas.
Um coágulo de sangue nas veias superficiais. Isso é chamado trombose venosa superficial (TVS). “Causa vermelhidão, sensibilidade ou dor nas veias varicosas”, diz o Dr. Scovell. “Às vezes, uma TVS pode crescer e se tornar uma trombose venosa profunda.”

Um coágulo de sangue nas veias profundas da perna. A TVP geralmente começa em uma perna. “Quando você obtém um bloqueio, o sangue não pode deixar sua perna facilmente. Essa perna pode ficar inchada de repente e dolorida”, diz o Dr. Scovell. Se suas pernas normalmente não ficam inchadas, mas uma perna fica inchada ao longo de alguns dias, isso pode ser um sinal de perigo.

Se parte desse coágulo venoso profundo se desprender e viajar para os pulmões, ocorre uma EP. “O coágulo fica preso nos vasos sanguíneos do pulmão, você para de receber fluxo sanguíneo suficiente ali, e essa parte do pulmão morre. Você tem falta de ar e dor no peito quando respira fundo”, diz o Dr. Scovell.

Evitando coágulos sanguíneos

Existem aplicativos disponíveis para ajudá-lo a determinar o risco de contrair uma TVP. O Dr. Scovell recomenda um aplicativo chamado “Caprini DVT Risk,” disponível em dispositivos iOS, como um iPhone.
Como você pode evitar um coágulo quando está preso em situações que aumentam o risco, como uma longa viagem de carro? Lembre-se das dicas a seguir.

Fique hidratado. Evite o consumo excessivo de álcool e beba muita água.
Estique as pernas. Levante-se a cada uma ou duas horas e alongue as panturrilhas ou mova os tornozelos para a frente e para trás repetidamente. “Os músculos da panturrilha agem como bombas e impulsionam o sangue pelas veias”, diz o Dr. Scovell.

Mova as pernas enquanto está deitado. Dobre os joelhos ou aponte e flexione os pés.
Use meias de compressão. Eles ajudarão a prevenir o inchaço e evitar que o sangue se acumule nas pernas.
Preste atenção à sua posição. Evite cruzar as pernas e mudar periodicamente de posição enquanto estiver sentado.
Obtenha um assento no corredor ao viajar. Em um avião, trem ou ônibus, sente-se em um assento no corredor para poder se levantar facilmente e se movimentar a cada poucas horas.

PUBLICIDADE

E se você tiver sintomas?

Se você tiver novos sintomas indicando a possibilidade de uma TVP ou EP, e se você não puder falar imediatamente com seu médico ou enfermeiro, vá ao pronto-socorro. “É uma emergência, não algo para verificar na segunda-feira se for sexta-feira”, diz o Dr. Scovell.

O tratamento geralmente envolve tomar um diluente do sangue por vários meses ou mais. “Também temos que descobrir por que você teve o coágulo sanguíneo. Se não conseguirmos encontrar uma razão, pode ser necessário tomar um diluente por mais tempo”, diz o Dr. Scovell. “E não queremos que você tenha um coágulo sanguíneo novamente, então você precisa ser proativo para evitar riscos futuros.”

fonte / Escola de medicina de Harvard

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário