Embora a pandemia de COVID-19 não tenha acabado de forma alguma, mais pessoas estão sendo vacinadas e as restrições estão gradualmente diminuindo. Depois de muito tempo inativo e em ambientes fechados, qual a melhor maneira de movimentar o corpo e curtir a natureza do que fazer uma caminhada? De muitas maneiras, a caminhada é o antídoto ideal para uma pandemia global, pois pode curar o corpo e a alma.
Aproveite os benefícios de uma caminhada
Assim como a caminhada acelerada, a caminhada oferece um treino cardiovascular de intensidade moderada, desde que sua rota inclua algumas subidas ou inclinações. Trekking em superfícies irregulares envolve os músculos centrais e melhora o equilíbrio.
Caminhar também é um impulsionador do humor. A pesquisa mostra que passar o tempo em espaços verdes, como trilhas naturais e áreas arborizadas, pode reduzir o estresse, ansiedade e depressão. Não importa se você caminha sozinho ou com outras pessoas.
O CDC ainda sugere que as pessoas mantenham o distanciamento social durante as atividades ao ar livre, incluindo caminhadas, já que não é possível saber quem está totalmente vacinado. Você também deve usar uma máscara em torno de pessoas que não estão em sua casa ou em seu compartimento pessoal.
Muitos parques locais, estaduais e nacionais ainda estão fechados ou têm acesso limitado, mas algumas trilhas podem estar abertas em sua área ou reabrir em breve. (Confira estes sites para saber o status das trilhas locais perto de você: National Park Service , American Trails e American Hiking Society .)
Pronto para caminhar?
Antes de amarrar suas botas de caminhada, certifique-se de estar bem preparado. Afinal, provavelmente já faz um tempo que você não sai pelo mundo. Aqui estão algumas dicas.
Trabalhe em sua caminhada. Se sua resistência ao caminhar precisar de algum trabalho, comece um programa regular de caminhada em sua vizinhança. Caminhe diariamente por 10 a 20 minutos e use um contador de passos para motivá-lo.
Segurança primeiro. Se você não puder caminhar com alguém, diga a um amigo ou parente onde você fará a caminhada e por quanto tempo. Traga seu celular e um mapa local, se necessário.
Aplique protetor solar. Mesmo se você caminhar principalmente na sombra, ainda pode se queimar. Sempre use protetor solar com FPS 30, no mínimo, que bloqueie as duas categorias de raios ultravioleta – UVA e UVB – e um protetor labial com protetor solar. Aplique cerca de 20 minutos antes da caminhada e reaplique a cada duas horas.
Protege contra carrapatos. Carrapatos são comuns nos Estados Unidos e podem espalhar doenças graves , como a doença de Lyme e a febre maculosa das Montanhas Rochosas. Os carrapatos são freqüentemente encontrados em áreas arborizadas, densas ou gramadas.
Use roupas de cores claras com mangas compridas e calças compridas, se possível. Use repelente de insetos que seja eficaz contra carrapatos na pele exposta, roupas e equipamentos de caminhada. Faça uma verificação completa do carrapato após a caminhada. Saiba o que fazer se você encontrar um carrapato em seu corpo – e quais sinais sugerem que você pode ter sido picado por um, como erupção cutânea ou sintomas semelhantes aos da gripe. Contate seu médico imediatamente para obter conselhos e tratamento adequado.
Clique abaixo na promoção Vilarejo
Fique hidratado. Beba água antes, durante e depois da caminhada. Preste atenção à sua sede (se você está com sede, provavelmente já está desidratado). Defina um cronômetro no telefone ou relógio esportivo para lembrá-lo de beber em intervalos regulares.
Observe o tempo. Se você não tem certeza sobre a previsão, use camadas que você pode adicionar ou retirar dependendo da temperatura. Carregue um blusão enrolado, capa de chuva ou poncho em uma mochila.
Apoie-se. Invista em calçados de caminhada ou trilha com bom suporte para o tornozelo. Use meias até a panturrilha para proteger suas pernas. Caminhar com bastões pode ajudá-lo a navegar por terrenos difíceis e apoiar os joelhos.
Autor: Matthew Solan , Editor Executivo, Harvard Men’s Health Watch