Maior quantidade de atividade física durante o dia está associada a menor risco de morrer de câncer, de acordo com um estudo publicado online em 18 de junho de 2020, pela JAMA Oncology .
O estudo envolveu cerca de 8.000 pessoas, com idade média de 70 anos, que não tinham diagnóstico de câncer. Cada um usava um acelerômetro no quadril durante as horas de vigília por uma semana para coletar dados de movimento.
No acompanhamento de cinco anos, os pesquisadores descobriram uma associação entre menor atividade diária e maior risco de morrer de câncer. No geral, quanto mais pessoas se mudam durante o dia, menor é o risco. Na verdade, os indivíduos mais sedentários – que, como um grupo, ficavam inativos em média 11 horas em um dia de 16 horas – tinham um risco 82% maior de morte por câncer em comparação com as pessoas menos sedentárias.
O estudo não acompanhou tipos específicos de movimento, como o número de passos ou exercícios específicos. Ainda assim, os pesquisadores sugeriram que adicionar pelo menos 30 minutos de qualquer tipo de atividade ao longo do dia pode ajudar a conter o perigo potencial de ficar sentado demais.
Imagem: OJO_Images / Getty Images