Home / Giro E&N / Caminhadas “maravilhadas” inspiram mais alegria, menos angústia diz estudo

Caminhadas “maravilhadas” inspiram mais alegria, menos angústia diz estudo

© Igor Alecsander / Getty Images

Precisa de um pouco de inspiração? Na próxima vez que você der um passeio ao ar livre, observe coisas que despertam uma sensação de admiração . Isso é o que alguns adultos mais velhos tentaram em um pequeno estudo publicado online em 21 de setembro de 2020, pela revista Emotion.

Das 50 pessoas que participaram, metade foi para caminhadas semanais de 15 minutos ao ar livre (sozinha) por oito semanas, e tirou “selfies” ao longo do caminho.

A outra metade fazia as mesmas caminhadas e selfies, mas visitava um novo lugar a cada vez. Eles foram solicitados, especialmente, a observar coisas que inspiravam uma sensação de admiração – como as cores das árvores ou folhas amolecidas pela chuva.

Os participantes também responderam a pesquisas sobre as emoções que sentiram em dias de caminhada e não caminhada. Depois de analisar as respostas e as fotos, os cientistas descobriram que as pessoas que faziam as “caminhadas de admiração” relataram menos angústia e aumento de admiração, alegria, compaixão e gratidão, em comparação com pessoas que fazem caminhadas regulares.

publicidade

Caminhantes maravilhados também sorriam mais e se tornavam menores em suas fotos, focando mais nas paisagens – um sinal de uma maior valorização do mundo ao seu redor. Experimente você mesmo: em sua próxima caminhada, imagine que está vendo coisas pela primeira vez. O que vai te inspirar? Talvez um caminho ladeado de árvores, a margem de um lago ou uma visão de perto de arranha-céus.

Anote suas observações e veja se você tem uma sensação de admiração e alegria. Trilhas felizes!

Imagem: © Igor Alecsander / Getty Images

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário