As economias geralmente resistem a mudanças radicais. Em vez disso, seguem um caminho que geralmente é marcado por um pequeno evento ou acidente histórico.
Mas em tempos de profunda crise, uma janela de oportunidade se abre para mudanças.
Às vezes, essa janela de oportunidade é propositadamente conduzida para mudar o curso das coisas.
Por exemplo, após o desastre de Fukushima, no Japão, em 2011, a chanceler alemã, Angela Merkel, decidiu, sem pensar muito, que a Alemanha deixaria de confiar na energia nuclear.
Em outros casos, mudanças revolucionárias ocorrem quase por acidente, como foi o caso da queda do Muro de Berlim.
A pesquisa em ciências sociais há muito tempo observa que as mudanças sociopolíticas geralmente acontecem em explosões repentinas. Um sistema social permanece estável por um longo período de tempo até ser alterado por um choque externo e iniciar uma nova trajetória.
O coronavírus pode ser aquele choque externo que redefine em sua essência algumas áreas de como vivemos nossas vidas.
Em vez de apenas nos recuperarmos e voltarmos para onde estávamos antes do coronavírus, algumas mudanças podem ser eternas.
Em três áreas da nossa vida econômica, as mudanças produzidas pelo coronavírus podem ser mais duradouras do que se pensava anteriormente.
O Profissional Virtual de Reparos
Já em processo de mudança significativa antes da chegada do Corona vírus a Startup Moleza, vem buscando transformar a qualidade de vida dos seus parceiros, proporcionando encantamento aos seus nossos clientes nesses momentos difíceis que se está vivenciando e segundo a diretora de inovação da empresa Luana Andrade, que diz:
“Ficamos nos perguntando como poderíamos fazer para que nossos profissionais não perdessem suas rendas e como conseguiríamos atender a demanda de nossos clientes de uma só forma. Nisso decidimos disponibilizar um novo serviço que é o Profissional Virtual de Reparos, que consiste em um atendimento personalizado online onde nossos profissionais eletricistas e bombeiro hidráulicos vão auxiliar pequenos reparos de urgência que nos sãos solicitados. O melhor de tudo é que esses serviços são de alcance nacional, podemos atingir qualquer pessoa em qualquer lugar no país.”
Como funciona
O cliente irá realizar uma solicitação dentro do aplicativo da empresa (molezaapp.com) listando o serviço desejado e envia uma foto do cenário do defeito ou reparo a ser solucionado, o profissional especializado no assunto irá analisar dar o passo a passo do que precisa ser feito através de chamada de vídeo. Essa nova funcionalidade foi a maneira que encontramos, em meio a pandemia do Coronavírus, de continuar ajudando os nossos clientes com reparos e proporcionar outros formatos de trabalho para os nossos parceiros, prevenindo sua segurança a cima de tudo, completa o diretor operacional da empresa Marcus Coelho.