Home / Giro E&N / Quais são os 5 principais motivos pelo qual você deva falar inglês hoje?

Quais são os 5 principais motivos pelo qual você deva falar inglês hoje?

Escrito por Bruno Pereira Fagundes, diretor do Centro Imersivo de Idiomas.

Vamos começar pelo início, entendendo primeiramente como o idioma inglês começou a se tornar a língua universal. Esse processo começou no período de colonização onde o Império Britânico se estendeu pelos quatro cantos do mundo, dentre os países que fizeram parte da coroa inglesa estão: Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda, África do Sul e Índia.

A partir do século XVIII, a revolução industrial inglesa deu origem a uma nova visão para a sociedade. Com a expansão da revolução industrial pela Europa, a língua inglesa foi sendo disseminada pelos países afora. Por se tratar de uma maneira mais eficaz de trabalhar, a Inglaterra tornou-se uma referencia mundial no mercado de trabalho e na economia mundial.

Contudo, com a ascensão norte americana, após a segunda guerra e a guerra fria, a língua inglesa tornou-se referencia ao redor do globo. Tornando-se a língua dos negócios e da geopolítica, hoje a língua inglesa é a língua mais importante no mundo dos negócios. A globalização americana dominou o mercado mundial, tendo pelo menos uma empresa de destaque em cada área do mercado

O inglês é uma linguagem germânica ocidental, que teve sua origem aproximadamente no século V em território anglo-saxão. O modern english, também conhecido como atual período evolutivo da língua inglesa, originário do século XVI até os dias atuais, é falado em todo mundo, sendo a terceira língua mais falada, e a língua principal de 53 países ao redor do mundo.

Mas e como isso impacta os dias atuais? Quais são os 5 principais motivos pelo qual devo aprender a falar inglês?

Primeiro motivo: A língua inglesa, atualmente, é a língua do sucesso.
Tanto por questões pessoais quanto profissionais. Hoje, no Brasil, menos de 3% da população é fluente em inglês, um profissional, no mercado de trabalho com um conhecimento de inglês acima da média tem uma remuneração de até de 70% a mais que um profissional sem conhecimento da língua, segundo uma pesquisa feita pela Catho em 2018. Além disso o idioma inglês é conhecido também como a língua dos negócios. Saber falar inglês permite aumentar o leque de oportunidades nos negócios no Brasil e no exterior.

https://www.mundorh.com.br/ingles-pode-elevar-salario-em-ate-70/

Segundo motivo: As principais informações e acontecimentos mundiais são publicados primeiramente em inglês.

As principais informações que circulam pelo mundo hoje são publicadas primeiramente em inglês. Ter conhecimento do idioma, significa estar a frente de forma antenada as principais informações do mundol. Tenha suporte em relação ao mundo através das principais notícias publicadas em inglês e tenha acesso as principais informações em aspectos acadêmicos, políticos, econômicos e científicos. Através do conhecimento do idioma inglês é possível atingir notas mais altas no ENEM.

Terceiro motivo: Para quem domina o inglês é possível viajar praticamente todos os países e estudar nas principais escolas e universidades do mundo.

A língua inglesa hoje é falada em mais de 60 países. Você gostaria de perder alguma oportunidade de por não dominar o idioma inglês? Não falar inglês hoje, resulta em perder grandes oportunidades de conhecimento e aprendizado sobre novas culturas. Além disso, as principais escolas e universidades Nove das dez melhores universidades do mundo, de acordo com a lista QS World University Rankings, estão nos Estados Unidos e Reino Unido. A única localizada em outro país é o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (Suíça), onde também é possível cursar formações no idioma.

Quarto motivo: Autoestima.

Você já se sentiu mal por não falar inglês em algum momento? Ou então, você já passou por um processo seletivo onde o entrevistador perguntou para os candidatos quem fala inglês? Você já teve a oportunidade de ajudar alguém com dificuldade de se comunicar no idioma inglês? Pois é, imagine você em cada uma dessas situações. Ao começar a falar inglês de repente você se torna uma referência para quem está ao seu redor, você automaticamente se classifica em uma minoria que possui um diferencial dentro da sociedade. Esta qualificação te permite ajudar outras pessoas e também ter acesso as melhores oportunidades.

Quinto motivo: 5 razões científicas para aprender outro idioma.

Pesquisas científicas conduzidas nos últimos anos têm confirmado a importância e os benefícios cognitivos de aprender novos idiomas. Além de poder assimilar outra linguagem e sua cultura, as vantagens de estudar idiomas envolvem o desenvolvimento da memória, habilidades de tomar decisões com mais rapidez e ainda ajudam a atrasar algumas doenças, como o Alzheimer. Confira cinco motivos pelos quais você deve começar a aprender uma nova língua:

1 – Você desenvolve melhor as suas habilidades multitarefa
Pessoas que sabem falar mais de um idioma, especialmente crianças, conseguem “deslocar” facilmente a atenção entre dois sistemas de fala e escrita. Um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, sugeriu que essa habilidade ajuda a desenvolvermos a capacidade de conciliar várias tarefas ao mesmo tempo, já que o cérebro passa pelo exercício de revezar entre diferentes estruturas linguísticas.

2 – Os riscos de ter Alzheimer ou demência diminuem
Vários estudos sobre o assunto foram conduzidos e os resultados demonstram que, para adultos que só falam uma língua, a idade média para os primeiros sinais de demência começarem a se manifestar é 71,4. Entre adultos que falam duas ou mais línguas, os sintomas só começam aos 75,5. As pesquisas também consideraram fatores como escolaridade, nível de renda, sexo e saúde física, mas esses aspectos não alteraram os resultados.

3 – Sua memória também é fortalecida
Um estudo publicado em 2011 pela Academia Americana de Neurologia mostrou que aprender novos idiomas ajuda a “proteger” nossas memórias, mesmo depois de adultos. Entre os voluntários do estudo, os pesquisadores descobriram que falantes de quatro ou mais idiomas tinham cinco vezes menos chance de desenvolver problemas cognitivos em comparação com quem falava dois idiomas; para os que falavam três línguas, a chance era três vezes menor. Os resultados consideraram a idade e escolaridade dos participantes.

4 – Melhora a capacidade de tomar decisões
Publicado pelo periódico Psychological Science, um estudo da Universidade de Chicago sugere que o processo de raciocinar em outro idioma ajuda a diminuir inconsistências cognitivas e melhora o processo de tomada de decisão: ao usar seu idioma estrangeiro, as decisões passam a ser mais sistemáticas e menos baseadas em fatores negativos, processo mental que seria comum ao usar a língua nativa.

5 – Sua percepção fica mais aguçada
Uma pesquisa da Universidade de Pompeu Fabra, na Espanha, revelou que pessoas que falam mais de um idioma são mais observadoras e capazes de manter o foco sobre informações relevantes, filtrando o que não for tão importante. Também demonstram melhor desempenho para identificar informações erradas — o personagem Sherlock Holmes não era um poliglota por acaso.

https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/12/5-razoes-cientificas-para-aprender-outro-idioma.html

Através das informações apresentadas pode-se perceber a importância e relevância do idioma tanto para aspectos pessoais, profissionais e científicos. Transforme o seu futuro e aprenda a falar inglês!

Após saber dessas informações, você acredita que o inglês pode transformar a sua vida? Como você acha que o inglês pode agregar valor a sua vida? Comente abaixo!

 

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Fatores de risco metabólicos e álcool aumentam as taxas de doença hepática gordurosa

No mundo acelerado de hoje, nossas horas de vigília são repletas de decisões – muitas ...

Deixe um comentário