Todos os anos podemos acompanhar o crescimento e o declínio de diversas empresas. Para os empreendedores, gestores, ou profissionais de marketing e vendas, por exemplo, é fundamental acompanhar as tendências do mercado e aprender com os erros e acertos dos gigantes.
Afinal, empresas de todo o mundo estão buscando resultados cada vez mais interessantes e, para isso, fazem uso de estratégias e pesquisas de mercado que permitem que organizações dos mais diversos segmentos e tamanhos possam se inspirar e ter insights transformadores.
2. Pinduoduo
A Pinduoduo é a terceira maior plataforma de comércio eletrônico da China, e 2020 tem se mostrado um ano promissor para o seu crescimento.
Em julho de 2018 foi feita uma pesquisa que levantou dados interessantíssimos sobre a empresa:
- seu IPO chegava a US $ 1,63 bilhão;
- a empresa ultrapassou os 262 bilhões de RMB por ano de mercadorias vendidas por meio da plataforma até junho de 2018;
- foram 195 milhões de usuários ativos mensalmente;
- entre os usuários da plataforma, predomina o gênero feminino e moradores de cidades de nível 3;
- um pedido médio na Pinduoduo gira em torno dos 6 USD.
Apesar de ter dois concorrentes muito expressivos, a expectativa é de que a empresa consiga se sobressair em seus resultados em 2020, melhorando sua performance e aumentando o número de usuários ativos dentro da plataforma.
A plataforma tem recursos sociais que estão permitindo seu crescimento: aproximadamente 88% dos usuários promovem a ferramenta através do compartilhamento de links ou de promoções, por exemplo.
Além disso, é notável que, ao analisar o comportamento do usuário, percebemos que a maior parte dos clientes costumam conferir diariamente quais são as promoções especiais disponíveis, o que aumenta a recorrência de compra desses consumidores.
3. Roku
A grande expectativa sobre a Roku é a conquista de 80 milhões de contas ativas até 2025. A empresa promete manter sua liderança nos Estados Unidos sobre a Apple TV e a Amazon.com. A plataforma ajuda seus consumidores a gerenciarem várias assinaturas digitais.
Isso significa que, com a explosão de lançamentos de serviços de streaming para 2020 e os anos seguintes, ferramentas como a Roku serão cada vez mais buscadas pelos consumidores que querem melhorar a gestão de suas assinaturas e conseguir acessar os conteúdos de forma simples e rápida todos os dias.
A empresa certamente experimentará novas fases de crescimento, semelhante ao alcance internacional, como aconteceu com a expansão da Netflix, diz Ralph Schackert, da William Blair. As ações da empresa estavam em queda no último ano, e com as novas perspectivas de mercado, subiram 370%.
Os analistas da William Blair afirmam que a Roku está tendo um crescimento positivo e mais rápido do que a própria Netflix no mesmo estágio de vida da empresa, o que aumenta as expectativas para o crescimento da empresa nos próximos dez anos.
4. Global Payments
A Total System Services, empresa adquirida recentemente pela Global Payments, tem grandes expectativas a respeito do retorno desse investimento: profissionais acreditam que ela poderá exceder as metas de lucro previstas para o ano de 2020.
Os consumidores têm uma boa visão a respeito da empresa, e são fiéis à marca. Isso significa que companhias como restaurantes, serviços de saúde, hospitais e outros segmentos optam por usar os softwares da Global Payments e não dos concorrentes.
A empresa tem um histórico de estimativas promissoras, e não será a primeira vez que excederá o esperado em seus resultados. As expectativas foram superadas em 2,92% nos últimos dois trimestres analisados, o que abre ainda mais precedentes para que essa tendência permaneça em 2020, principalmente após a compra da Total System.
No último trimestre relatado, a estimativa dos ganhos por ação da Global Payments era de US$ 1,66. No entanto, o trimestre fechou com um rendimento além do esperado, onde os acionistas tiveram ganhos de US$ 1,70 por ação da empresa. Essa valorização do rendimento representou uma melhora surpresa e significativa de 2,41%.
No semestre anterior, também houve uma surpresa: a expectativa de ganhos era de US $ 1,46, mas o resultado real fechou em US $ 1,51 por ação. Sendo assim, os acionistas tiveram um lucro surpresa de 3,42%.
5. MPLX
O setor nos EUA começou a demandar um grande crescimento e desenvolvimento das empresas, o que fez empresários e especialistas no mercado de ações enxergarem na MPLX uma excelente alternativa de investimentos.
A empresa, que opera ativos de infraestrutura e logística de energia intermediária, ainda tem um alto endividamento, que continua preocupando profissionais da área. No entanto, as expectativas de crescimento são imensas.
Elliott Management identifica que é possível começar a acelerar a venda dos ativos da MPLX e outras medidas que serão responsáveis por melhorar o retorno da empresa. Além disso, será reduzida a alavancagem e possivelmente aumentar a liquidez das ações no ano de 2020.
6. China Evergrande
A China Evergrande tem uma previsão satisfatória. Apesar de se tratar de uma empresa de construção de casas, a companhia tem o objetivo de se tornar a maior produtora de veículos elétricos do mundo até 2025.
O setor imobiliário sofre algumas pressões e, a despeito de ter tido um crescimento de vendas melhor do que o esperado em setembro, os especialistas ainda têm receios de como serão os resultados nos próximos meses.
A empresa estabeleceu, no entanto, um novo recorde de vendas, contabilizando 83,1 bilhões de yuans (cerca de US$ 11,7 bilhões) em setembro, de acordo com um comunicado emitido pela própria companhia.
7. Netflix
A gigante Netflix sempre foi uma empresa que vale a pena ficar de olho, e em 2020 não será diferente. Apesar de enfrentar novas ameaças no mercado, com o lançamento da Walt Disney Co. e da Apple Inc., a empresa ainda é capaz de prosperar e aumentar as taxas de clientes, expandindo internacionalmente.
Já há algum tempo a empresa está criando conteúdos próprios, oferecendo filmes, séries e documentários diferenciados para os seus clientes. As produções não pararam por aí: constantemente, é possível encontrar materiais feitos em outros países, oferecendo uma riqueza cultural ainda maior para os assinantes em todo o mundo.
Hoje, a Netflix tem cerca de 158,3 milhões de assinantes em todo o globo, tendo um aumento de 31% em relação ao último ano, com 60,6 milhões de assinantes apenas nos Estados Unidos e outros 97,7 milhões internacionalmente.
8. Just Eat
No ano de 2019, a meta de receita da Just Eat era de £ 1 bilhão. Esse número foi estipulado devido ao crescimento significativo e diferenciado em 2018, que deixou os empresários e especialistas do mercado ainda mais motivados para fazer investimentos.
A expectativa é de que o crescimento da empresa seja expressivo em 2020. Isso porque, felizmente, o mercado de entrega de alimentos online cresceu cerca de 43% em 2018. A empresa, durante o mesmo ano, anunciou um crescimento de 28% do número de pedidos, além de afirmar a existência de aproximadamente 24 milhões de clientes ativos em suas plataformas.
Números tão importantes foram a base da criação de especulações em cima da empresa, deixando o mercado ansioso pelos resultados que serão alcançados em 2020.
9. Facebook
A junção de Facebook, Messenger e Instagram pode trazer resultados incríveis em 2020. A adesão às plataformas gerenciadas pelo Facebook está ficando cada vez maior, graças às atualizações das ferramentas e a possibilidade de realizar outras atividades, tanto pessoais quanto comerciais.
O terceiro trimestre de 2019 mostrou um crescimento contínuo do Facebook, o que fez com que especialistas tivessem ainda mais expectativas a respeito dos resultados da empresa nos próximos anos.
Durante 2019, a empresa alcançou alguns números interessantes: 2,45 bilhões de usuário mensais, sendo 1,62 bilhão de usuários ativos diários dentro da plataforma. Além disso, a receita da companhia teve um aumento de 29% em relação ao último ano, finalizando o ano com US$ 17,652 bilhões.
10. Cellnex
A Cellnex também é alvo de grandes expectativas. A empresa é a única companhia independente de comunicações em toda a Europa, e as recentes aquisições na Itália, Reino Unido, Suíça e França permitiram que os especialistas ficassem cada vez mais otimistas a respeito dos resultados, prevendo que a receita da empresa dobre até 2023.
A organização está crescendo consideravelmente, e no último ano foi capaz de dobrar seu portfólio de torres, graças à compra de aproximadamente 7.677 unidades na Espanha e na Itália, o que gerou um aumento significativo da receita.
Acompanhar o desenvolvimento de empresas em todo o mundo é fundamental para que empresários consigam enxergar novas oportunidades de negócio e transformem seus resultados.
Para os investidores, essa tarefa é ainda mais importante: acompanhando o crescimento e os números das grandes empresas será possível encontrar oportunidades de investimento que melhorarão sua rentabilidade nos investimentos de renda variável.
Quer ficar por dentro do que esperar do mercado de marketing em 2020? Confira nosso artigo sobre o Marketing em 2020: “O Marketing de Conteúdo está morto, vida longa ao Marketing de Conteúdo”.