Todos os anos podemos acompanhar o crescimento e o declínio de diversas empresas. Para os empreendedores, gestores, ou profissionais de marketing e vendas, por exemplo, é fundamental acompanhar as tendências do mercado e aprender com os erros e acertos dos gigantes.
Afinal, empresas de todo o mundo estão buscando resultados cada vez mais interessantes e, para isso, fazem uso de estratégias e pesquisas de mercado que permitem que organizações dos mais diversos segmentos e tamanhos possam se inspirar e ter insights transformadores.
1. CD Projekt
A CD Projekt, considerada hoje a maior produtora de videogames da Polônia, está gerando grandes expectativas de vendas entre os analistas. Para o ano de 2020, profissionais preveem um aumento considerável dos lucros graças ao lançamento que será realizado em setembro, do tão esperado Cyberpunk 2077. O jogo The Witcher 3, após o lançamento da nova série da Netflix sobre o livro que deu origem ao jogo, teve um aumento considerável de jogadores na Steam.
A expectativa por parte dos especialistas é de que Cyberpunk 2077 poderá vender até 20 milhões de unidades durante o ano de lançamento. Para quem gosta de games ou se interessa pelo mercado de entretenimento, é muito interessante acompanhar os próximos passos da gigante polonesa.
2. Pinduoduo
A Pinduoduo é a terceira maior plataforma de comércio eletrônico da China, e 2020 tem se mostrado um ano promissor para o seu crescimento.
Em julho de 2018 foi feita uma pesquisa que levantou dados interessantíssimos sobre a empresa:
- seu IPO chegava a US $ 1,63 bilhão;
- a empresa ultrapassou os 262 bilhões de RMB por ano de mercadorias vendidas por meio da plataforma até junho de 2018;
- foram 195 milhões de usuários ativos mensalmente;
- entre os usuários da plataforma, predomina o gênero feminino e moradores de cidades de nível 3;
- um pedido médio na Pinduoduo gira em torno dos 6 USD.
Apesar de ter dois concorrentes muito expressivos, a expectativa é de que a empresa consiga se sobressair em seus resultados em 2020, melhorando sua performance e aumentando o número de usuários ativos dentro da plataforma.
A plataforma tem recursos sociais que estão permitindo seu crescimento: aproximadamente 88% dos usuários promovem a ferramenta através do compartilhamento de links ou de promoções, por exemplo.
Além disso, é notável que, ao analisar o comportamento do usuário, percebemos que a maior parte dos clientes costumam conferir diariamente quais são as promoções especiais disponíveis, o que aumenta a recorrência de compra desses consumidores.
3. Roku
A grande expectativa sobre a Roku é a conquista de 80 milhões de contas ativas até 2025. A empresa promete manter sua liderança nos Estados Unidos sobre a Apple TV e a Amazon.com. A plataforma ajuda seus consumidores a gerenciarem várias assinaturas digitais.
Isso significa que, com a explosão de lançamentos de serviços de streaming para 2020 e os anos seguintes, ferramentas como a Roku serão cada vez mais buscadas pelos consumidores que querem melhorar a gestão de suas assinaturas e conseguir acessar os conteúdos de forma simples e rápida todos os dias.
A empresa certamente experimentará novas fases de crescimento, semelhante ao alcance internacional, como aconteceu com a expansão da Netflix, diz Ralph Schackert, da William Blair. As ações da empresa estavam em queda no último ano, e com as novas perspectivas de mercado, subiram 370%.
Os analistas da William Blair afirmam que a Roku está tendo um crescimento positivo e mais rápido do que a própria Netflix no mesmo estágio de vida da empresa, o que aumenta as expectativas para o crescimento da empresa nos próximos dez anos.
4. Global Payments
A Total System Services, empresa adquirida recentemente pela Global Payments, tem grandes expectativas a respeito do retorno desse investimento: profissionais acreditam que ela poderá exceder as metas de lucro previstas para o ano de 2020.
Os consumidores têm uma boa visão a respeito da empresa, e são fiéis à marca. Isso significa que companhias como restaurantes, serviços de saúde, hospitais e outros segmentos optam por usar os softwares da Global Payments e não dos concorrentes.
A empresa tem um histórico de estimativas promissoras, e não será a primeira vez que excederá o esperado em seus resultados. As expectativas foram superadas em 2,92% nos últimos dois trimestres analisados, o que abre ainda mais precedentes para que essa tendência permaneça em 2020, principalmente após a compra da Total System.
No último trimestre relatado, a estimativa dos ganhos por ação da Global Payments era de US$ 1,66. No entanto, o trimestre fechou com um rendimento além do esperado, onde os acionistas tiveram ganhos de US$ 1,70 por ação da empresa. Essa valorização do rendimento representou uma melhora surpresa e significativa de 2,41%.
No semestre anterior, também houve uma surpresa: a expectativa de ganhos era de US $ 1,46, mas o resultado real fechou em US $ 1,51 por ação. Sendo assim, os acionistas tiveram um lucro surpresa de 3,42%.
5. MPLX
O setor nos EUA começou a demandar um grande crescimento e desenvolvimento das empresas, o que fez empresários e especialistas no mercado de ações enxergarem na MPLX uma excelente alternativa de investimentos.
A empresa, que opera ativos de infraestrutura e logística de energia intermediária, ainda tem um alto endividamento, que continua preocupando profissionais da área. No entanto, as expectativas de crescimento são imensas.
Elliott Management identifica que é possível começar a acelerar a venda dos ativos da MPLX e outras medidas que serão responsáveis por melhorar o retorno da empresa. Além disso, será reduzida a alavancagem e possivelmente aumentar a liquidez das ações no ano de 2020.
6. China Evergrande
A China Evergrande tem uma previsão satisfatória. Apesar de se tratar de uma empresa de construção de casas, a companhia tem o objetivo de se tornar a maior produtora de veículos elétricos do mundo até 2025.
O setor imobiliário sofre algumas pressões e, a despeito de ter tido um crescimento de vendas melhor do que o esperado em setembro, os especialistas ainda têm receios de como serão os resultados nos próximos meses.
A empresa estabeleceu, no entanto, um novo recorde de vendas, contabilizando 83,1 bilhões de yuans (cerca de US$ 11,7 bilhões) em setembro, de acordo com um comunicado emitido pela própria companhia.
7. Netflix
A gigante Netflix sempre foi uma empresa que vale a pena ficar de olho, e em 2020 não será diferente. Apesar de enfrentar novas ameaças no mercado, com o lançamento da Walt Disney Co. e da Apple Inc., a empresa ainda é capaz de prosperar e aumentar as taxas de clientes, expandindo internacionalmente.
Já há algum tempo a empresa está criando conteúdos próprios, oferecendo filmes, séries e documentários diferenciados para os seus clientes. As produções não pararam por aí: constantemente, é possível encontrar materiais feitos em outros países, oferecendo uma riqueza cultural ainda maior para os assinantes em todo o mundo.
Hoje, a Netflix tem cerca de 158,3 milhões de assinantes em todo o globo, tendo um aumento de 31% em relação ao último ano, com 60,6 milhões de assinantes apenas nos Estados Unidos e outros 97,7 milhões internacionalmente.
8. Just Eat
No ano de 2019, a meta de receita da Just Eat era de £ 1 bilhão. Esse número foi estipulado devido ao crescimento significativo e diferenciado em 2018, que deixou os empresários e especialistas do mercado ainda mais motivados para fazer investimentos.
A expectativa é de que o crescimento da empresa seja expressivo em 2020. Isso porque, felizmente, o mercado de entrega de alimentos online cresceu cerca de 43% em 2018. A empresa, durante o mesmo ano, anunciou um crescimento de 28% do número de pedidos, além de afirmar a existência de aproximadamente 24 milhões de clientes ativos em suas plataformas.
Números tão importantes foram a base da criação de especulações em cima da empresa, deixando o mercado ansioso pelos resultados que serão alcançados em 2020.
9. Facebook
A junção de Facebook, Messenger e Instagram pode trazer resultados incríveis em 2020. A adesão às plataformas gerenciadas pelo Facebook está ficando cada vez maior, graças às atualizações das ferramentas e a possibilidade de realizar outras atividades, tanto pessoais quanto comerciais.
O terceiro trimestre de 2019 mostrou um crescimento contínuo do Facebook, o que fez com que especialistas tivessem ainda mais expectativas a respeito dos resultados da empresa nos próximos anos.
Durante 2019, a empresa alcançou alguns números interessantes: 2,45 bilhões de usuário mensais, sendo 1,62 bilhão de usuários ativos diários dentro da plataforma. Além disso, a receita da companhia teve um aumento de 29% em relação ao último ano, finalizando o ano com US$ 17,652 bilhões.
10. Cellnex
A Cellnex também é alvo de grandes expectativas. A empresa é a única companhia independente de comunicações em toda a Europa, e as recentes aquisições na Itália, Reino Unido, Suíça e França permitiram que os especialistas ficassem cada vez mais otimistas a respeito dos resultados, prevendo que a receita da empresa dobre até 2023.
A organização está crescendo consideravelmente, e no último ano foi capaz de dobrar seu portfólio de torres, graças à compra de aproximadamente 7.677 unidades na Espanha e na Itália, o que gerou um aumento significativo da receita.
Acompanhar o desenvolvimento de empresas em todo o mundo é fundamental para que empresários consigam enxergar novas oportunidades de negócio e transformem seus resultados.
Para os investidores, essa tarefa é ainda mais importante: acompanhando o crescimento e os números das grandes empresas será possível encontrar oportunidades de investimento que melhorarão sua rentabilidade nos investimentos de renda variável.