No próximo dia 16 começa o 4º Festival da Sardinha de Armação dos Búzios. O evento acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto, no campo da Sociedade Esportiva de Búzios (SEB), que fica na Estr. da Usina Velha, 23 – Lot. Triangulo de Búzios, Centro.
Serão 20 barracas e mais de 30 pratos à base do peixe que dá nome ao evento. Além das delícias, o haverá atrações musicais. Serão 3 bandas por dia.
Na sexta feira (16), a banda Sokate abre a festa às 18h30. Às 20h30, começa o show de Leny Moraes e às 22h30 tem a banda Four Friends.
No sábado (17) a música fica por conta de João e Fabrício a partir das 18h30 e às 22h30 a banda Cana Caiana vai tocar muito Forró Pé de Serra e Reggae de raiz.
Os artesãos da feira Periurbana também farão exposição no local. E no domingo (18), a partir das 14h, o palco ficará aberto aos artistas locais que queiram mostrar seu talento.
Às 18h30 é a vez de Gabriel Fiorito, às 20h30 The a Azê entra para balançar geral. E fechando com chave de ouro, Rabuja sobe ao palco às 22h30.
Mais que um evento gastronômico e turístico, o Festival da Sardinha é símbolo da união de toda uma comunidade. Os custos do festival, a organização, os pratos, tudo é a partir da organização das pessoas envolvidas no evento.
Desde a terceira edição, a equipe decidiu que seria bastante interessante se um restaurante participasse do Festival da Sardinha e, foi assim que a empresária Ana Carolina Bueno, dona do Restaurante Bastidores Búzios, entrasse nessa equipe agora com apoiadora. “Eu sempre gostei do Festival da Sardinha, sempre participei como expectadora, por isso eu procurei a organização do evento e me oferecia para somar forças. Atualmente eu ajudo na divulgação do evento, movimento as redes sociais e também disponibilizo uma barraca que leva o nome do meu restaurante com o pastel de sardinha e o croque monsieur também do peixe do evento”.
De acordo com Yan, um dos organizadores chefe, esse ano o Festival promete ser ainda melhor que em edições anteriores, pois o investimento em infraestrutura melhorou. “Além da gurda municipal, uma equipe de segurança particular estará presente para garantir a tranquilidade de todos. Em relação ao público, nós esperamos cerca de nove mil pessoas entre turistas e moradores, cerca de três mil por dia. Nós também pensamos na questão do meio ambiente e optamos por não usarmos copos descartáveis nem canudos e venderemos nossos copos sustentáveis no evento a cinco reais. Isso é uma forma de diminuir os impactos ao meio ambiente e eventos desse porte”.