Criado para ser uma plataforma de conexão entre empreendedores, universidades, governo e empresas, o Programa Startup Macaé atende 33 iniciativas, entre elas, duas na área da saúde. As áreas de desenvolvimento, apoio e iniciação tecnológica abrangem, ainda, eixos como sustentabilidade, governo, sociedade, educação e indústria 4.0.
Os projetos na área de saúde são soluções em biotecnologia e tecnológica. A empresa Luminase é uma startup que desenvolve produtos inovadores com tecnologia nacional e de baixo custo para combater a infecção hospitalar, que causa a morte de cerca de 100 mil brasileiros por ano.
Já a Reis Health e Tech é uma startup focada no fornecimento de soluções tecnológicas para os serviços de saúde, a fim de aumentar a produtividade de profissionais e o conforto dos seus pacientes.
Startup – O programa tem o objetivo de desenvolver negócios inovadores, fortalecendo o ecossistema da região de Macaé, além de proporcionar uma ambiência favorável para inovar. A iniciativa é uma parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Adjunta de Ciência e Tecnologia, vinculada à Secretaria de Educação, com o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O início dos trabalhos foi em abril deste ano, quando a Prefeitura de Macaé inaugurou um espaço, localizado no bairro Cavaleiros. No local são realizadas diversas atividades, além do desenvolvimento dos projetos.