Quem busca unir gastronomia de qualidade e paisagens paradisíacas não pode perder a 18° edição do Festival Gastronômico de Búzios. O evento começa nesta sexta-feira (5) e vai até domingo (14), a expectativa é de 25 mil turistas por dia de evento. São 83 restaurantes, cada um monta sua mesa na calçada e o chef de cozinha serve os pratos ao ar livre.
O evento é um dos mais celebrados do calendário buziano e movimenta a economia local durante o inverno. Este ano o diferencial será que a degustação também vai acontecer dentro dos restaurantes, durante a semana (entre 8 e 11 de julho, segunda a quinta). Os pratos degustação terão o mesmo valor dos cobrados na calçada nos fins de semana.
As receitas são para saborear, pesam 150 gramas, com preços acessíveis: entrada ou sobremesa a R$ 18 cada, e prato principal a R$ 22. Os pratos prometem surpreender o público com opções veganas, vegetarianas, receitas tradicionais e diversas tendências gastronômicas.
São diversas novidades para esse ano: o evento ganhou um aplicativo para celular, novos horários e atrações especiais, incluindo aula degustação e jantar temático. Uma programação recheada com menu especial para baixinhos; aula de “cultivo afetivo”, onde as crianças plantam e levam para casa seu cultivo; oficinas de culinária para a garotada.
O festival tem como cenário os polos gastronômicos da cidade, sendo realizado no Centro – Rua das Pedras, Orla Bardot e Rua Manoel Turíbio de Farias – e no Porto da Barra (Manguinhos), além da Praça dos Ossos e da Lagoa dos Ossos.
Os horários diferenciados permitem que o evento seja desfrutado por todos os públicos. Enquanto no Centro e no Porto da Barra as degustações acontecem às sextas e sábados (dias 5, 6, 12 e 13), das 18h à meia-noite; nos Ossos, o festival é realizado aos sábados e domingos (dias 6, 7, 13 e 14), das 16h às 22h.
O Festival Gastronômico tem apoio da Prefeitura de Armação dos Búzios. Destaca-se por ser um laboratório de inovações gastronômicas, com receitas criativas e inovadoras, sempre mantendo e preservando o charme que leva milhares de turistas a Búzios.