Com a perspectiva do reaquecimento do setor de óleo e gás, o segundo dia da 10ª edição da Brasil Offshore – Feira e Conferência Internacional da Indústria de Petróleo e Gás foi marcado pelo início da tradicional Rodada de Negócios. O evento segue até sexta-feira (28), no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, em Macaé, com a presença de grandes compradores do mercado, além de promover o encontro entre essas empresas e as marcas fornecedoras.
A rodada de negócios é promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado e sob a curadoria da Onip, Sebrae e Firjan. O diretor de negócios Paulo Machado representava, nesta quarta-feira (26), pela primeira vez, a negociação de peças do mercado de óleo e gás. “Com a retração da economia essa é uma ótima oportunidade para divulgarmos nossos produtos e, possivelmente, fecharmos algum negócio”, destacou Paulo.
A Brasil Offshore espera receber 50 mil visitantes durante os quatro dias do evento, que reúne produtos e serviços de 600 marcas em exposição e 190 horas de conteúdo técnico gratuito. Cidade sede da feira, Macaé é responsável por 47% da produção nacional de petróleo.
A feira está no topo mundial do segmento e conseguiu atrair para o município mais de 2.500 empresas, um crescimento de 10% em comparação a edição de 2017, sendo o terceiro maior evento offshore do mundo, atrás de Houston e Aberdeen. O evento conquistou reconhecimento por reunir empresas de toda a rede produtiva do setor petrolífero, promovendo as melhores oportunidades de networking e parcerias, em um ambiente altamente técnico e voltado para a aceleração dos negócios nesse segmento. O principal objetivo desta edição é fortalecer a rede de fornecedores e prepará-la para atender as demandas e projetos das operadoras vencedoras dos leilões.
Incentivo à inovação tecnológica
Os setores produtivos da cadeia de óleo e gás, da indústria a serviços, estão relacionados à inovação tecnológica. Para incentivar o desenvolvimento de novos negócios e, consequentemente, a economia, o governo tem apoiado essas iniciativas com o Programa Startup Macaé. O aplicativo Orbis Guia Local, uma rede social de geolocalização e criada para mapear os grupos sociais do município, é um dos destaques no estande da prefeitura, durante a Brasil Offshore.
De acordo com o criador do Orbis, Felipe Pires, os usuários têm a opção de criar e escolher grupos, fazer check in marcando o local com o símbolo do grupo – neste caso, todos que fazem parte ficam sabendo onde aquele membro está. O mapa web disponível no portal da prefeitura é a visão do conteúdo do aplicativo, mas não pode ser alterado. Para o usuário participar do mapa social, tem que baixar o Orbis gratuito.
“Além de Macaé, já implementamos o aplicativo na Prefeitura de Búzios e estamos em processo de negociação com outras cidades da região. Macaé está sendo pioneira em apoiar iniciativas como essa. Com certeza, isso vai gerar frutos lá na frente, pois a riqueza do petróleo também gera investimentos em alta tecnologia”, frisou Felipe.
Eu curto Macaé
Durante a edição da feira, moradores da cidade e visitantes estão utilizando a #eucurtomacae. O município tem sido marcado nas redes sociais como cenário da retomada do setor de óleo e gás. Além do ambiente de negócios, a proposta é incentivar a divulgação das belezas naturais de Macaé e conteúdos culturais produzidos localmente.