A representante do PNUD – Projetos da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Giane Boselli foi recebida pelo prefeito Marcelino Borba na tarde desta quarta-feira, dia 24, para apresentar o Projeto e fazer o convite oficial para o município aderir a iniciativa.
Participaram também da reunião representantes da Assessoria de Comunicação Social e Tecnologia da Informação, Secretaria de Gestão Pública, Procuradoria Geral e Fundação de Cultura, além dos municípios de Cabo Frio e Carapebus.
Durante a apresentação, Giane destacou que a finalidade do PNUD é produzir um conjunto de objetivos que venha suprir os desafios ambientais, políticos e econômicos mais urgentes que nosso mundo enfrenta. Além disso, informou que a ideia é garantir aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para garantir o mais rápido possível o desenvolvimento das cidades.
De acordo com Giane, é importante a participação tanto do Poder Público quanto da sociedade civil organizada. É importante que tenha uma integração econômica, social e ambiental, de forma equilibrada, para garantir o desenvolvimento como um todo. “O maior objetivo é fortalecer a capacidade dos gestores em identificarem necessidades, com diagnósticos e dados específicos, para fortalecer o planejamento das políticas públicas”, esclareceu.
Para o prefeito Marcelino Borba, é importante que Rio das Ostras participe do Projeto visando o desenvolvimento de toda a região. “Vamos trabalhar com planejamento e garantir a sustentabilidade do município para os próximos anos, prevendo formas que não dependam exclusivamente do repasse dos royalties”, declarou o prefeito.
A próxima etapa será a realização de um curso a distância, provavelmente em julho, com os gestores do município para que eles possam identificar quais objetivos podem ser mais bem explorados levando em conta a real necessidade e característica da cidade. “Em seguida, entregaremos um diagnóstico com base na análise do Plano Plurianual apresentando as políticas públicas destacadas que possam vir acelerar os ODS”, explicou Giane.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são:
1. ERRADICAÇÃO DA POBREZA – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2. FOME ZERO E AGRICULTURA SUSTENTÁVEL – Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. SAÚDE E BEM-ESTAR – Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades
4. EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. IGUALDADE DE GÊNERO – Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. ÁGUA LIMPA E SANEAMENTO – Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
7. ENERGIA LIMPA E ACESSÍVEL – Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONÔMICO – Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. INOVAÇÃO INFRAESTRUTURA – Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES – Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS – Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS – Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima – Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. VIDA NA ÁGUA – Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. VIDA TERRESTRE – Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16. PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO – Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.