Foram muitas as expectativas e, finalmente, terminou a colheita mais esperada pela comunidade agrícola de Rio das Ostras. Agora, produtores rurais de Cantagalo comemoram a produção de mais de 30 toneladas de feijão da safra 2018.
De acordo com o diretor do Departamento de Agropecuária de Rio das Ostras – Deagro, Ciro Marques, durante o projeto do feijão, o apoio da Prefeitura e as parcerias foram muito importantes para a safra deste ano. Os produtores rurais da região contaram com maquinários, ofertados através de parceria com a Emater –RJ, sementes e insumos pelo convênio com o Ministério da Agricultura, além da assistência técnica com profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras.
Segundo dados do Deagro, 60 produtores foram atendidos nesse projeto, com 55 hectares plantados e uma produção total de 31 toneladas de feijão. Com a utilização de 2.480 quilos de sementes, agricultores plantaram este ano três tipos de feijão conhecidos como esplendor (preto), xodó (preto) e ouro vermelho. A comercialização fica por conta do próprio produtor e 10% da produção para a prefeitura, por meio de convênio, para investir em banco de sementes e insumos.
“Este incentivo foi fundamental para o fortalecimento desse projeto e uma grande oportunidade para os produtores rurais desenvolverem um trabalho que vem firmar a região como forte produtora de feijão e, assim movimentar ainda mais a economia no município. Temos um feijão de boa qualidade”, finalizou Ciro.