Iniciada em 1° de junho desse ano, as obras da pista do Aeroporto de Macaé seguem o cronograma que prevê prazo de 390 dias (julho/agosto 2019) para sua conclusão.
Recentemente, a primeira fase das intervenções foi concluída parcialmente com a operacionalização de 430 metros de pista para pouso e decolagem somente de helicópteros até 16,20 metros de comprimento. As obras vão ampliar a referência de resistência da pista para ATR 72, permitindo o pouso e decolagem de voos comerciais. O investimento é da ordem de R$ 24 milhões.
O Aeroporto de Macaé atende, principalmente, o mercado offshore de petróleo e gás. Até junho, cerca de 450 passageiros circulavam no aeroporto diariamente, com registro de 2.200 pousos e decolagens mensais de helicópteros. Uma das reivindicações do atual governo municipal junto ao Ministério dos Transportes era o reforço da pista para que o aeroporto voltasse a receber voos regulares tanto para a ampliação da logística comercial local como também para o fomento do turismo de lazer do município e região.
Nesta primeira fase das obras da pista do Aeroporto de Macaé já foram feitas pavimentação, drenagem, sinalização horizontal, infraestrutura para cabos elétricos de baliza de pista. A obra, como um todo, contempla a troca de balisamento de pista e interseções (cabeamentos de energia elétrica e todos os corpos de luminárias); pavimentação de acostamentos de 7,5 metros para cada lado da pista e interseções também; intervenção na própria pista que hoje é de 7 e vai passar para 19 PCN (referência de resistência de ATR 42 para ATR 72). A pista do aeroporto possui 1,2 mil metros de comprimento por 30 de largura no total.
“Com essa primeira fase concluída parcialmente liberamos a parte operacional para pouso e decolagem somente de helicópteros até 16,20 metros. Nesta segunda fase estaremos realizando a sinalização vertical e horizontal e toda implantação de balizamento de pista e a pintura de pátio”, explica o superintendente do Aeroporto de Macaé, João Pedro Aparecido Romano.