Home / Macaé & Região / Rio das Ostras retoma obra de nova escola no Recanto

Rio das Ostras retoma obra de nova escola no Recanto

Seis anos após sua paralização, uma das mais esperadas obras do sistema de educação de Rio das Ostras finalmente volta a ganhar impulso. Nesta última semana a prefeitura do município retomou os trabalhos de construção da nova escola municipal no Loteamento Village, com a elaboração e análise dos projetos, que incluem a complementação da Escola de Ensino Fundamental Padrão 2010, incluindo o serviço de urbanização.
Segundo o engenheiro civil da Secretaria, Uilson Alves, que está acompanhando a obra, na última semana começou a fase de testes. Ele explicou que foi necessário fazer todo o levantamento da obra, a fim de verificar a viabilidade técnica e financeira em razão do tempo que ficou parada. “A viabilidade técnica diz respeito às condições de estabilidade e segurança, já que em alguns pontos a estrutura apresenta patologias. A financeira refere-se a um mínimo de confiabilidade para executar a obra com os valores contratados, que não previam eventual recuperação e reforço”, informou Uilson.
A campanha de ensaios e testes foi dividida em cinco etapas. Na primeira foi realizado o teste de esclerometria para avaliar indiretamente a resistência do concreto. Em seguida, foi feito o ultrassom de modo a verificar a qualidade do concreto. Numa terceira etapa, houve a prova de carga estática, que tem o objetivo de carregar a estrutura com toda a carga prevista em projeto e avaliar seu comportamento quanto à estabilidade e segurança.
A quarta etapa foi a verificação da ferragem das vigas para identificar eventuais problemas. Já o quinto teste trata-se do acompanhamento do recalque de fundação durante toda a execução da obra. Os ensaios foram feitos, inclusive, com utilização de drone.
“Vale ressaltar que esta é a primeira vez que uma obra em Rio das Ostras é submetida a uma campanha de ensaios tão extensa, utilizando-se a classificação dos resíduos da construção e separando-os em frações, que são os materiais, vidros, plásticos, papel e papelão, gesso, resíduos não recicláveis e perigosos”, destacou o engenheiro.

Tags

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Búzios chega a 70% das obras urbanísticas e de acessibilidade previstas para o centro

  INVESTIMENTO PÚBLICO Em Búzios, a Prefeitura, já concluiu mais de 70% das obras de ...

Deixe um comentário