Home / Macaé & Região / Campos defende proteção de mananciais do Paraíba do Sul

Campos defende proteção de mananciais do Paraíba do Sul

O município de Campos dos Goytacazes , através da secretaria de Desenvolvimento Ambiental, está participando do III Simpósio de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paraíba do Sul, que acontece até esta quarta-feira (29) em  Juiz de Fora (MG). O evento reúne sessões técnicas, palestras e mesas redondas envolvendo os temas Segurança de Barragem, Gestão de Qualidade da Água, Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos, entre outros. Durante o evento, o município apresentou projetos que estão sendo desenvolvidos, em parceria com o Instituto Federal Fluminense (IFF), para recuperação de áreas degradadas.

— Uma das ações mais importantes para a preservação do Rio Paraíba do Sul é a proteção das áreas de recarga dos rios, as nascentes, onde os rios se formam. Quando falamos em proteção dos rios, temos que ressaltar a qualidade da água, com tratamento de esgoto e ações de educação ambiental, como as que acontecem no Centro de Educação Ambiental (CEA) para que não haja despejo irregular de lixo e esgoto, além de preservar rios e lagoas e não desperdiçar água — informa o subsecretário de Desenvolvimento Ambiental, Carlos Ronald Macabu, diretor-secretário do Comitê de Bacia da Região Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

O comitê é um órgão representativo, formado por representantes do governo, sociedade civil e usuários da água. Entre os projetos do comitê, estão a instalação de uma sala de monitoramento para acompanhar toda situação que envolve os recursos hídricos e ampliação da instalação de réguas nos rios, em pontos onde ainda não há, e em algumas lagoas da região para monitoramentos de seca e cheia.  “O comitê está trabalhando no sentido de monitorar outros pontos que ainda não possuem réguas”, completou.

A Política de Recursos Hídricos é gerida pelo governo federal e por alguns órgãos do governo estadual. “Os municípios podem colaborar, através de ações de preservação com a educação ambiental e, aqui em Campos, um trabalho muito importante também é a formação dos multiplicadores ambientais, além do esforço que vem sendo feito com a limpeza dos canais”, finaliza o subsecretário.

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Búzios chega a 70% das obras urbanísticas e de acessibilidade previstas para o centro

  INVESTIMENTO PÚBLICO Em Búzios, a Prefeitura, já concluiu mais de 70% das obras de ...

Deixe um comentário