Home / Macaé & Região / Selo turístico começa a valer em Macaé
Imagens aéreas. Macaé/RJ. Data: 14/11/2014. Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

Selo turístico começa a valer em Macaé

Foto: Rui Porto Filho / Prefeitura de Macaé

Para promover a regulamentação das empresas do setor turístico da cidade junto ao Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas (Cadastur), a Secretaria Adjunta de Turismo criou o selo “Turismo Legal Macaé”. E, para incentivar os meios de hospedagem do município, nesta terça-feira (28), o órgão iniciou um roteiro de visitas aos estabelecimentos com o intuito de apresentar as diversas vantagens e oportunidades de ser cadastrado.

O secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson, destaca que os estabelecimentos regulamentados transmitem mais visibilidade e confiança aos usuários, ajudando a compor uma imagem positiva do destino de Macaé. Ele acrescenta que o cadastro é obrigatório e gratuito. “A validade do cadastro é de dois anos. O sistema é simplificado e online, proporcionando celeridade ao processo. Esse corpo a corpo nos meios de hospedagem, inclusive na região serrana, é fundamental e depois vamos iniciar um trabalho também com os restaurantes, apesar de não ser obrigatório. Com a iniciativa, o Ministério do Turismo poderá ter uma visão real do que oferecemos”, pontua o secretário.

O hotel Othon Suítes, localizado na orla de Imbetiba, foi o primeiro dos 85 estabelecimentos que serão visitados. Atualmente, 22 hotéis já estão regularizados no Cadastur. O gerente Luiz Carlos Pires afirma que ser cadastrado é importante não só pela regulamentação, mas também, pela exigência dos clientes. “O turismo de lazer em Macaé deu um salto nos últimos cinco anos e, atualmente, sua participação no faturamento é de 30%”, conta Luiz Carlos, acrescentando que os eventos do calendário turístico e tarifas atrativas incentivam os próprios moradores da cidade a se hospedarem no hotel.

O Cadastur, conforme a Lei 11.771, de 17 de setembro de 2008, é obrigatório para as seguintes atividades: acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de evento; parques temáticos; transportadoras turísticas. Para quem exerce a profissão de guia de turismo também é necessário realizar o cadastramento.

Clique no link, fale conosco!

Veja Também

Búzios chega a 70% das obras urbanísticas e de acessibilidade previstas para o centro

  INVESTIMENTO PÚBLICO Em Búzios, a Prefeitura, já concluiu mais de 70% das obras de ...

Deixe um comentário