Faltando poucos dias para o 9º Festival Macaé de Cultura e Gastronomia , o paladar do público começa a ser aguçado pelas criações de Barbara Tonon, da Café Guria e Brigaderia, que trás a esfera de chocolate mais o bolo nega maluca e calda de brigadeiro quente; e de Kelly Paiva da Mirabolando Cakes com o Cheesecake de calda de goiabada e crumble de castanha.
As casas de Macaé especializadas em doces finos, chocolateria, cafés e bolos, possuem ambientes diversificados e um cardápio composto por doces finos, opções de tortas, mini tortas, verrines, sobremesas e bolos especiais para festas.
Outra opção será apresentada pelo Chef Júnior do Frutos de Goiás, que estará com massa de pastel de chocolate, recheado de Nutella acompanhado de uma figurinha surpresa. A proposta é seguir o tema “Memórias” do Festival remetendo as figurinhas do chocolate surpresa, febre dos anos 80.
Para Bárbara os pratos de confeitaria acompanham a tendência de mercado. “Um tema muito falado e que cresce muito na gastronomia é o Pâtisserie. Hoje um bom jantar tem que ser acompanhado com uma “bela” sobremesa ” diz.
Na opinião de Kelly, o doce pode ser feito com insumos de excelente qualidade, ter uma linda apresentação e ser acessível. “Você pode tomar um café a qualquer hora do dia acompanhado de um ótimo doce. Gosto de transformar do doce mais simples ao mais sofisticado, em algo maravilhoso, apresentável ” destaca Kelly.
O setor de confeitaria está em expansão em todo o País, mantendo a empregabilidade aquecida. Ser um confeiteiro exige, além de habilidade e técnica com as panelas, uma boa pitada de criatividade. Isso porque o profissional não é apenas responsável por reproduzir receitas, mas também por elaborá-las. Receitas exclusivas e com diferenciais são as marcas registradas de qualquer profissional da área.
No Brasil, a confeitaria chegou com a corte portuguesa, que trouxe os hábitos europeus para os trópicos. As receitas não ficaram intocáveis e receberam ingredientes brasileiros devido à escassez de farinha e amêndoas, por exemplo.
FESTIVAL – A 9ª edição do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia “Memórias”, começa na próxima quinta-feira, dia 9, com 18 pratos que serão comercializados por R$ 22,00 e três sobremesas por R$15,00, totalizando 21 pratos. Na quinta e sexta-feira, dias 09 e 10, o evento começa às 18h. Já no sábado e domingo a partir das 10h. A entrada é gratuita.