O próximo leilão de energia promovido pelo governo federal, programado para o decorrer do mês de agosto, deve ter a participação da Prumo Logística, operadora do Porto do Açu. Segundo o presidente da Companhia, José Magela, a Prumo pretende participar do chamado certame “A-6”, que contratará projetos de geração de energia e que pode viabilizar uma nova termelétrica no Porto, localizado no município fluminense de São João da Barra.
“Temos duas térmicas já contratadas, com aproximadamente 3 mil megawatts de capacidade, mas possuímos licença ambiental do estado para chegarmos a pouco mais de 6 mil Mw, o que mostra que ainda podemos crescer bastante. E a nossa intenção é chegar lá”, afirmou Magela.
Implantação autorizada – O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, assinou nesta segunda-feira, 30, na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), autorização para a implantação da Usina Termoelétrica GNA Porto do Açu III, no município de São João da Barra, no Estado do Rio de Janeiro.
A usina é o maior empreendimento dos 80 projetos contratados nos Leilões A-4 e A-6 de 2017. Todos os projetos outorgados vão gerar R$ 17,8 bilhões de investimento e 20 mil empregos distribuídos entre 14 estados do Brasil, informou o ministério. A unidade do Porto do Açu deverá gerar 1.673 megawatts, a exemplo da UTE GNA Porto do Açu II e custar cerca de R$ 4 bilhões.